Pela primeira vez no Espírito Santo, um clube esportivo receberá recursos da Confederação Brasileira de Clube (CBC), através da Lei Pelé, para formação de seus atletas.
A conquista é do clube recreativo da ArcelorMittal Tubarão, a Associação Esportiva Tubarão (Aest), que teve seu projeto aprovado em recente edital da CBC, órgão ligado ao Ministério dos Esportes, e receberá aporte para formação de atletas na modalidade olímpica natação.
A assinatura do convênio será realizada em solenidade no próximo dia 07 de julho, a partir das 18 horas, na Aest, localizada em Manguinhos. O evento contará com a presença do presidente da CBC, Jair Alfredo Pereira, o presidente da Aest, Fabricio Victor de Assis, a Secretaria Estadual de Esportes, entre outros.
Essa é a primeira vez que a Aest participa de um edital da CBC, mas, desde 2014, o clube vem se preparando para atender aos requisitos do edital. O aporte previsto é da ordem de R$ 437 mil e será aplicado na aquisição de equipamentos e materiais para a modernização do parque aquático e da sala de musculação do clube. Serão beneficiadas, inicialmente, 172 pessoas, entre atletas e alunos de natação da AEST.
A CBC tem disponibilizado recursos, via Lei Pelé, desde maio de 2014. A verba é oriunda de Loterias Federais e destinada à formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, através dos clubes sociais do país.
Nessa edição do edital, apenas 27 clubes foram classificados, incluindo a AEST e grandes clubes do país como Flamengo, Fluminense, Corinthians, Minas Tênis, Mackenzie, Vasco, dentre outros.