Categories: Esporte

Clube de Manguinhos é referência nacional em tênis para cadeirante

 

A equipe do Aest é a campeão brasileira. Foto: Divulgação

No feriadão prolongado da última semana, a Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão  (Aest) em Manguinhos recebeu o Campeonato Brasileiro de Tênis em Cadeira de Rodas. E a campeã foi uma equipe da Serra, formado por atletas da própria Aest.

Não é toa que o clube vem se tornando referência nacional de tênis para cadeirante. Tanto que a Aest recebeu o Campeonato ano passado e sediará também em 2019 e 2020. Quem conta é o treinador da equipe serrana campeã, Carlos Eduardo Wiederspahn. 

“A Aest conseguiu através do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade que representa os clubes, verba e o requisitos necessários e para sediar o Campeonato por quatro anos. E para viabilizar isso tudo conta com parceria da Arcelor (siderúrgica instalada na Serra)” , detalha. 

Dos seis paratletas da equipe vencedora, quatro são moradores da Serra.  E dois ganharam medalhas de prata: Felipe Ramos Barbosa, de Valparaíso, na categoria Quad, que é disputada por atletas com alguma deficiência nos membros inferiores e superiores. Já o outro serrano que ganhou a prata, foi Breno Sales Grigorio, de Jacaraipe, na categoria Juniors. Os demais serranos da equipe são  Gustavo Adriano dos Santos, de Jardim Carapina, e Marcos Felipe Pereira, de Serra Dourada.  

Além dos resultados dos serranos, o Aest garantiu outras três medalhas de ouro, o que deu o título de campeã geral a equipe. A competição contou com equipes de outros estados como de São Paulo, do Ceará e de Santa Catarina.
Outros esportes

Além do tênis, outros esportes paralímpicos são praticados por moradores da cidade. O próprio Felipe Ramos, de Valparaíso, faz surf na escola do Juliano Moulin em Jacaraípe, pratica ciclismo no Parque da Cidade e noutros pontos com ciclovia pela Serra.
“Outro local onde há prática de esportes paralímpico na cidade, é a Estação Conhecimento, da Vale, onde acontece atletismo. Também tem alguns deficientes visuais que correm no Parque da Cidade.  Chegou a ter natação na Serra, mas hoje só há no Alvares Cabral, em Vitória”, revela Felipe.

A Serra tem paratleta de nível internacional: Eloísa Miranda, do tiro esportivo, e Renata Bazone, do atletismo, com medalha em Pan – Americano e participação na Paralimpíada do Rio em 2016.

Tags: aesttênis
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Primeira seletiva de bandas do Festival de Rock do Garage será neste sábado na Serra

A banda Face Neutra é uma das bandas que foram selecionadas para as seletivas do festival que terá as primeiras…

15 horas atrás

Projeto prevê suspensão de visitas a filhos menores em caso de violência doméstica

Ainda em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2808/24 prevê que o pai só será liberado para…

16 horas atrás

Estado oferta novo concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.600

O Governo do Estado oferta novo concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.600. Crédito:…

16 horas atrás

Família busca por Luup, cãozinho desaparecido em Jardim Limoeiro e oferece recompensa

Desaparecido desde o último sábado (9 de novembro), o cãozinho Luup, integrante da família Santos de Oliveira, está sendo procurado…

16 horas atrás

Assembleia de Deus Renovada promove 10º Congresso ADR e Mulheres de Fé na Serra

O evento acontecerá na Assembleia de Deus Renovada e contará com a participação da Pastora Marlene Aguiar e do Pastor…

16 horas atrás

Papai Noel chega ao shopping da Serra no domingo, com caravana e cortejo de Natal

A programação começa com a Caravana do Papai Noel e cortejo de Natal, que sairá da praça de Colina de…

17 horas atrás