Notícias

CNH Social: 3.500 vagas abertas para tirar carteira de motorista de graça

CNH Social: o Detran abriu 3.500 vagas para que os interessados tirem a carteira de motorista de forma gratuita. Crédito: Divulgação

O Governo do Estado abriu as inscrições para a segunda fase do Programa CNH Social 2024, que oferece 3.500 carteiras de motorista gratuitas. Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de setembro no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

As vagas são destinadas tanto à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) quanto à adição de categoria A ou B e à mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) para quem já possui habilitação.

O período de inscrições, que começou às 12h do dia 10, seguirá aberto até as 23h59 do dia 29 de setembro de 2024, exclusivamente pelo site do Detran. O prazo foi ampliado de 11 para 20 dias, com o objetivo de permitir que mais pessoas tenham a chance de participar do programa.

A lista dos selecionados será divulgada no site do Detran no dia 14 de outubro de 2024, às 12h. O programa reserva 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 13% para egressos do sistema prisional, em parceria entre o Detran e a Secretaria da Justiça (Sejus). Caso essas vagas específicas não sejam preenchidas, elas serão revertidas para a ampla concorrência.

Lista de suplentes para a carteira de motorista

Candidatos selecionados na primeira chamada que não concluírem o processo de matrícula ou abandonarem a formação de condutores podem ser desclassificados.

Para preencher essas vagas remanescentes, o Detran divulgará uma lista única de suplentes no dia 16 de dezembro, a partir das 12h, no site oficial. Esta lista é destinada aos inscritos que não foram selecionados na primeira chamada, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Como se inscrever no CNH Social?

Os interessados devem:

1. Acessar o site do Detran.

2. Clicar no banner ou botão do programa ‘CNH Social’.

3. Inserir as informações pessoais solicitadas.

4. Selecionar a categoria desejada.

Os dados fornecidos precisam estar em conformidade com o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Serão considerados os cadastros ativos até o dia 13 de julho de 2024.

Distribuição das vagas

As vagas do programa estão distribuídas da seguinte maneira: 40% para a primeira habilitação (A ou B), 20% para a adição de categoria A ou B, e 40% para a mudança de categoria D ou E. O principal objetivo é promover a capacitação profissional e facilitar a inserção dos condutores no mercado de trabalho, aumentando assim a empregabilidade.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tamanduá é resgatado em condomínio na Serra

O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…

6 horas atrás

Homem de 25 é baleado na Serra

Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…

6 horas atrás

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

11 horas atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

1 dia atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

1 dia atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

1 dia atrás