O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou, nesta segunda-feira (16), a lista de suplentes da segunda fase do programa CNH Social em 2024. A relação dá oportunidade para 644 novos candidatos que não foram selecionados na primeira lista divulgada em 14 de outubro desse ano. Os nomes dos suplentes já estão disponíveis (confira abaixo).
Os selecionados nesta fase devem realizar a matrícula até o próximo dia 30 de dezembro, exclusivamente no site do Detran, acessando a aba do programa “CNH Social” ou o banner disponível na página principal e preenchendo o formulário com os dados solicitados. Após a realização da matrícula, o candidato deverá se dirigir à autoescola indicada para realizar a abertura do processo de habilitação.
Veja lista de suplentes:
A segunda fase do programa CNH Social ofereceu 3.500 vagas, conforme informado pelo Jornal Tempo Novo. A chamada única de suplentes tem como objetivo o melhor aproveitamento de todas as vagas ofertadas pelo Governo do Estado.
Os candidatos são convocados em ordem de classificação para preencher as vagas não ocupadas pelos selecionados na lista de beneficiários da segunda fase do programa por descumprimento das normas estabelecidas para a realização do processo de Habilitação.
Leia também: Detran anuncia 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça
Prazos do CNH Social 2024
De acordo com as regras do programa CNH Social, é de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações, cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício. O Detran reforça que não realiza ligação nem encaminha e-mail para informar o resultado.
Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula on-line no site do Detran até o dia 30 de dezembro de 2024.
Após a matrícula, o candidato terá 15 dias corridos para se dirigir à autoescola indicada, presencialmente, e concluir a abertura do Renach, que é o número do registro do processo de Habilitação.
Na sequência, o candidato terá 30 dias corridos para fazer a biometria em uma unidade do Detran, sem a necessidade de agendamento. Basta se dirigir a qualquer unidade do Detran com o número do Renach, documento oficial com foto e informar que é beneficiário do programa. Nesse período, ele também deve agendar atendimento na clínica credenciada indicada para realizar os exames médico e psicológico e, nos casos de mudança de categoria, o exame toxicológico no laboratório informado pela autoescola.
Posteriormente, o beneficiário deverá realizar as aulas teóricas de Legislação na autoescola para dar seguimento no processo de Habilitação, que inclui também prova teórica, aulas práticas e prova de prática de direção.
O Detran alerta os candidatos que os processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria deverão ser concluídos dentro do prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo na autoescola.
Caso seja selecionado e não faça a matrícula, o candidato ficará impedido de participar de novas seleções por três anos. Caso o selecionado inicie o processo a partir da confirmação da matrícula, mas perca algum prazo posterior ou desista do processo, ficará impedido de participar de novos processos seletivos ou cursos de especialização do CNH Social por cinco anos.