Meio Ambiente

Cobra ‘devoradora de jararacas’ é encontrada em praia da Serra e apavora banhistas

A cobra, da espécie Clelia clelia, também conhecida como muçurana, foi encontrada por uma moradores que circulava pelas areias da praia. Foto: Divulgação

Uma serpente conhecida na natureza por ser ‘devoradora de jararacas’ assustou banhistas que aproveitavam a tranquilidade do balneário de Manguinhos, na Serra, durante o último fim de semana. A cobra, da espécie Clelia clelia, também conhecida como muçurana, foi encontrada por uma moradores que circulava pelas areias da praia.

Os banhistas que estavam no balneário se assustaram com a presença do animal e acionaram a Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Serra. Os técnicos foram até o local e conseguiram resgatar a serpente.

A serpente foi devolvida à natureza na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, localizada em Barcelona. Para entender melhor sobre a espécie de cobra e saber se ela traz riscos aos humanos, a reportagem conversou com o biólogo Cláudio Santiago. Ele confirmou que se trata de uma Clelia clelia.

“Também pode ser chamada de cobra limpa-campo ou cobra do bem; ela se alimenta de outras serpentes e, dentro dessa alimentação, a principal é a jararaca, da qual ela é imune ao veneno”, explicou o biólogo.

Cláudio informou ainda que a serpente é venenosa, mas não apresenta grandes riscos aos humanos. “O dente de inocular o veneno é no fundo da boca; os casos de acidentes com esse tipo de serpente não são comuns; é uma cobra que vai se mostrar agressiva, mas basicamente não tem risco. Os proprietários do campo; as pessoas do campo; preferem manter essa cobra por perto, justamente por ela se alimentar de outras serpentes venenosas. Ela mata por constrição, tipo uma jiboia”, acrescentou.

Santiago ainda lembrou que nesta época quente do ano, as serpentes ficam bem ativas. O mesmo alerta também foi é feito pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Serra. De acordo com eles, tem sido comum o aparecimento de cobras. Caso isso aconteça, o morador deve acionar o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.

Outra cobra em Manguinhos

Essa não é a primeira vez que uma cobra ‘decide se refrescar’ na praia de Manguinhos. Em novembro de 2020, uma serpente foi encontrada nas águas do balneário e assustou banhistas. Vale ressaltar que, além da restinga natural da praia, Manguinhos possui área verde em seu entorno, o que faz com que o surgimento de animais silvestres pelo bairro seja recorrente.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…

14 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…

15 horas atrás

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…

16 horas atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

16 horas atrás

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

17 horas atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

17 horas atrás