Meio Ambiente

Cobra ‘devoradora de jararacas’ é encontrada em praia da Serra e apavora banhistas

A cobra, da espécie Clelia clelia, também conhecida como muçurana, foi encontrada por uma moradores que circulava pelas areias da praia. Foto: Divulgação

Uma serpente conhecida na natureza por ser ‘devoradora de jararacas’ assustou banhistas que aproveitavam a tranquilidade do balneário de Manguinhos, na Serra, durante o último fim de semana. A cobra, da espécie Clelia clelia, também conhecida como muçurana, foi encontrada por uma moradores que circulava pelas areias da praia.

Os banhistas que estavam no balneário se assustaram com a presença do animal e acionaram a Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Serra. Os técnicos foram até o local e conseguiram resgatar a serpente.

A serpente foi devolvida à natureza na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, localizada em Barcelona. Para entender melhor sobre a espécie de cobra e saber se ela traz riscos aos humanos, a reportagem conversou com o biólogo Cláudio Santiago. Ele confirmou que se trata de uma Clelia clelia.

“Também pode ser chamada de cobra limpa-campo ou cobra do bem; ela se alimenta de outras serpentes e, dentro dessa alimentação, a principal é a jararaca, da qual ela é imune ao veneno”, explicou o biólogo.

Cláudio informou ainda que a serpente é venenosa, mas não apresenta grandes riscos aos humanos. “O dente de inocular o veneno é no fundo da boca; os casos de acidentes com esse tipo de serpente não são comuns; é uma cobra que vai se mostrar agressiva, mas basicamente não tem risco. Os proprietários do campo; as pessoas do campo; preferem manter essa cobra por perto, justamente por ela se alimentar de outras serpentes venenosas. Ela mata por constrição, tipo uma jiboia”, acrescentou.

Santiago ainda lembrou que nesta época quente do ano, as serpentes ficam bem ativas. O mesmo alerta também foi é feito pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Serra. De acordo com eles, tem sido comum o aparecimento de cobras. Caso isso aconteça, o morador deve acionar o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.

Outra cobra em Manguinhos

Essa não é a primeira vez que uma cobra ‘decide se refrescar’ na praia de Manguinhos. Em novembro de 2020, uma serpente foi encontrada nas águas do balneário e assustou banhistas. Vale ressaltar que, além da restinga natural da praia, Manguinhos possui área verde em seu entorno, o que faz com que o surgimento de animais silvestres pelo bairro seja recorrente.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 13/12/2024

publicidade legal - 13-12-2024 - 2ª EDIÇÃO3Baixar

14 horas atrás

Circo na Praia promove show beneficente na Serra para ajudar famílias carentes

O Circo na Praia vai levar para Eurico Salles, na Serra, performances de tecido acrobático, palhaços, trapézio, contorcionistas e muitas…

14 horas atrás

Primeiro elevador da rede municipal de ensino da Serra é inaugurado

Foto: Saulinho da Academia O primeiro elevador da rede municipal de ensino da Serra foi inaugurado nesta sexta-feira (13). O…

16 horas atrás

Taekwondo Solidário: alunos de projeto social fazem exame de faixa

Sábado (14) é dia de luta, para os alunos do Taekwondo Solidário, projeto social que oferece aulas gratuitas de taekwondo…

16 horas atrás

Sábado tem encenação de Auto de Natal no Centro Cultural em São Diogo, na Serra

O Auto de Natal intitulado “Ele nascerá do povo: Emanuel, Deus conosco!”, será encenado pela Cia Atrevida de Artes no…

17 horas atrás

Homem com mandado de prisão aberto é detido na BR 101 na Serra

Foragido é preso na BR-101 na Serra/ Divulgação PRF Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido na…

18 horas atrás