Uma cobra gigante – da espécie popularmente conhecida como jiboia – foi encontrada em uma área aberta perto de crianças em Campinho da Serra I, na Serra. A situação aconteceu nesta segunda-feira (17) e assustou os moradores do bairro, que retiraram a serpente do local acreditando que se tratasse de uma sucuri.
De acordo com relato de moradores, que participaram da retirada do animal da região, a cobra estava em uma área aberta, que possui grande quantidade de vegetação. “Levamos a cobra para uma fazenda próxima. O animal estava tranquilo, pois, tinha acabado de devorar uma presa”, disse um morador que não se identificou.
O morador, no entanto, acreditava que a jiboia era uma sucuri e, por isso, ficou ainda mais assustado. “Sucuri macho encontrada aqui em Campinho da Serra I. Não é a primeira vez que aparece esse tipo de cobra por aqui, mas desse porte a gente nunca tinha visto”, relatou.
Porém, o relato do morador está equivocado. A cobra, de fato, não é uma sucuri. Trata-se de uma Boa constrictor – mais conhecida popularmente como jiboia. A informação é do biólogo Cláudio Santiago, que conversou com o Jornal Tempo Novo e passou detalhes sobre o animal.
O especialista afirmou que a cobra é inofensiva, por isso, não é preciso ter medo da situação. No entanto, deu dicas para evitar que possíveis acidentes possam ocorrer, causando danos tanto para o animal, quanto para as pessoas.
“A jiboia é um animal inofensivo e não precisa ter medo. Porém, não se deve tocar, se não for habilitado para tal situação. O melhor a se fazer é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para que eles tomem as devidas providências”, disse o biólogo.
Encontrou uma cobra na Serra? Calma, veja o que fazer
Os moradores da Serra que encontrarem qualquer tipo de animal silvestre deve acionar uma equipe de resgate. Os telefones (27) 3291-74-35 ou (27) 99951-2321 (esse atende 24 horas por dia) são da Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra.
É importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime. Por isso, é importante que seja feito o resgate corretamente através de profissionais capacitados. O morador que causar qualquer dano ao animal pode responder pelo crime.