Meio Ambiente

Cobra gigante invade casa e deixa moradores assustados em praia da Serra

Cobra apareceu em Manguinhos, na Serra. Foto: Divulgação

Uma cobra da espécie ‘Philodryas olfersii’ acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Manguinhos, na Serra. A serpente realizou uma ‘visita’ e invadiu o terreno de uma residência de família do balneário – que possui extensa área verde no seu entorno – nesta semana.

Ao avistarem o animal, que não chegou a entrar dentro da casa, mas estava circulando pelo terreno, os moradores tentaram retirá-lo do espaço, mas não obtiveram sucesso na ação. A serpente se escondeu em uma área do terreno e desapareceu.

Guilherme Lima, presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, contou detalhes do caso. “A cobra entrou nessa casa e o pessoal tentou achar ela depois no quintal, mas não conseguiram de jeito nenhum. O morador que se depara com isso fica assustado, mas a bichinha não fez mal a ninguém”, disse.

Lima ainda ressaltou que este tipo de cena em Manguinhos é muito comum. “Isso acontece com muita frequência aqui no balneário; algumas cobras até surgem na praia, perto da restinga. Nós temos uma área verde muito grande; o bairro é rico em natureza e nossos moradores sabem respeitar isso”, destacou o líder comunitário.

A reportagem conversou com o biólogo Cláudio Santiago para entender melhor sobre os riscos da cobra encontrada pelos moradores. De acordo com o especialista, o animal é venenoso, mas é bem difícil de transmitir esse veneno para uma pessoa, mesmo com uma picada. Trata-se da espécie “Philodryas olfersii”.

“É interessantíssimo vê essa serpente na praia. Elas se alimentam de pequenos mamíferos, roedores pequenos, de lagartos, pequenas aves. Ela tem veneno, só que o dente de inocular o veneno fica lá no fundo da boca; é raro de ter acidente sério; só quando a pessoa pisa nela ou sem saber vai querer pegar ela na mão. Só que ela teria que abocar muito bem. O maior risco é para criança”, disse.

Cláudio ainda afirmou que a cobra é muito ágil. “Ela pode chegar a um metro e quarenta. Ela também tem características de uma serpente agressiva. Se chegar perto ela vai querer fugir, levantar o pescoço para se impor, mas em geral é uma cobra bem tranquila e que não apresenta risco iminente”, destacou.

Por fim, o biólogo alertou que não se deve mexer com o animal em hipótese alguma. “É o mesmo e velho conselho de outras situações: viu uma serpente, não chega perto; observa o animal; contempla; tira foto; faz o que quiser, mas não vai querer interferir na dinâmica dele. Não vai mexer com ele com objetos”, alertou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…

7 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…

8 horas atrás

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…

9 horas atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

10 horas atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

11 horas atrás