Uma cobra coral verdadeira foi encontrada dentro de uma residência do bairro Costa Bela, na Serra. A situação aconteceu durante o último sábado (10) e assustou os moradores da região. Quem encontrou a serpente foi um gato – animal doméstico da família.
Imagens da cobra foram enviadas ao Pronto, Flagrei, do Jornal Tempo Novo. O gato da residência foi filmado interagindo com a cobra de forma perigosa, já que a coral é uma das cobras mais venenosas do Brasil e pode ser mortal.
De acordo com a líder comunitária de Costa Bela, Daniele Curty, essa não é a primeira vez que uma cobra coral é encontrada em residências do bairro. “Nós estamos sempre treinando os moradores para lidarem com essas situações de forma segura. Aqui no bairro é muito comum encontrar animais silvestres”, disse.
Na Serra, os moradores que encontrarem qualquer tipo de animal silvestre deve acionar uma equipe de resgate. Os telefones (27) 3291-74-35 ou (27) 99951-2321 são da Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra.
É importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime. Por isso, é importante que seja feito o resgate corretamente através de profissionais capacitados. O morador que causar qualquer dano ao animal pode responder pelo crime.
O Pronto, Flagrei conversou com o biólogo Claudio Santiago. Ele explicou que a cobra coral verdadeira é muito perigosa. Porém, disse que as pessoas não precisam matar o animal.
“São perigosas, as pessoas têm que tomar distância. Uma picada pode ser fatal. Se a pessoa não morrer, terá um grande prejuízo. Porém, as pessoas não devem matar esses bichos. Eles são importantes de qualquer forma para a ecologia. Existem formas de você eliminar esses animais, evitar o risco das pessoas sem ter que matar. Infelizmente, as pessoas têm esse péssimo hábito desnecessário”, informou.
Santiago ainda explicou que a coral nunca irá dar bote ou agir de forma rápida para atacar as pessoas.
“A coral por exemplo não é cobra que dá bote, não corre atrás de ninguém, não é rápida. É desnecessário fazer esse tipo de maldade”, completou.
O biólogo ainda disse que o animal encontrado na residência é uma coral verdadeira. “São corais verdadeiras, essa época favorecem o aparecimento delas. Elas não gostam de se mostrar, gostam de ficar embaixo de folhas, vivem escondidas. Nesta época do ano, as condições ambientais as favorecem ficarem um pouco mais em vista”, concluiu.
Veja vídeo:
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…