Uma cobra coral verdadeira invadiu uma residência do bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, e deixou os moradores em pânico. A serpente, que é uma das mais venenosas do Brasil, apareceu no quintal da casa e surpreendeu os proprietários.
Imagens do animal foram enviadas ao Jornal Tempo Novo. De forma corajosa, mas muito perigosa, um dos moradores retirou a cobra do terreno e a jogou em uma área de mato do bairro.
“Foi um pânico total, ainda mais que a cobra queria voltar para o buraco de onde ela havia saído. Meu esposo precisou pegar ela com uma enxada e a jogar no mato”, contou a moradora do bairro, Fabi Alexandrina.
A moradora ainda destacou que o animal foi devolvido com vida à natureza e não sofreu nenhum ferimento.
Biólogo e ambientalista da Serra alertam para riscos da cobra coral
O ambientalista Junior Nass conversou com o Jornal Tempo Novo e confirmou que o animal encontrado trata-se de uma cobra coral verdadeira. “Ela é muito perigosa. Não se deve, de forma alguma, pegar esse animal na mão. Uma picada pode ser fatal”, disse.
O biólogo Claudio Santiago também explicou que a cobra coral verdadeira é muito perigosa. Porém, disse que as pessoas não precisam matar o animal.
“São perigosas, as pessoas têm que tomar distância. Uma picada pode ser fatal. Se a pessoa não morrer, terá um grande prejuízo. Porém, as pessoas não devem matar esses bichos. Eles são importantes de qualquer forma para a ecologia. Existem formas de você eliminar esses animais, evitar o risco das pessoas sem ter que matar. Infelizmente, algumas pessoas têm esse péssimo hábito (que não foi feito por essa família) desnecessário”, informou.
Santiago ainda explicou que a coral nunca irá dar bote ou agir de forma rápida para atacar as pessoas.
“A coral, por exemplo, não é cobra que dá bote, não corre atrás de ninguém, não é rápida”, completou.
O biólogo ainda disse que o animal se trata de uma coral verdadeira. “São corais verdadeiras, essa época favorece o aparecimento delas. Elas não gostam de se mostrar, gostam de ficar embaixo de folhas, vivem escondidas. Nesta época do ano, as condições ambientais favorecem elas ficarem um pouco mais em vista”, concluiu.
Resgate de animais silvestres na Serra
Na Serra, os moradores que encontrarem qualquer tipo de animal silvestre devem acionar uma equipe de resgate. Os telefones (27) 3291-74-35 ou (27) 99951-2321 (esse atende 24 horas por dia) são da Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra.
É importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime. Por isso, é importante que seja feito o resgate corretamente através de profissionais capacitados. O morador que causar qualquer dano ao animal pode responder pelo crime.