Cobra venenosa invade casa, causa pânico em moradores e biólogo alerta para perigo

Compartilhe:
Cobra venenosa Biólogo Serra Moradores Jararaca
Crédito: Divulgação
Cobra venenosa Biólogo Serra Moradores Jararaca
A cobra venenosa, uma jararaca, invadiu a casa em bairro da Serra, causou pânico em moradores e biólogo alertou para perigo do veneno da serpente. Crédito: Divulgação

Uma cobra da espécie jararaca acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Barcelona, na Serra, durante esta semana. A serpente venenosa invadiu a residência de uma família do bairro e foi encontrada em um espaço do terreno. Não foi possível identificar se o animal ainda era filhote ou adulto.

Assim que viu a cobra, a proprietária da residência ligou, muito assustada, para a equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma). O resgate foi realizado com sucesso. Ninguém foi atacado pela cobra.

A serpente foi devolvida ao seu habitat natural. Inclusive, vale ressaltar, que é corriqueiro a entrada de cobras e outros animais silvestres nas casas do bairro devido à extensa área verde no entorno.

A moradora da casa invadida pela cobra conversou com o Jornal Tempo Novo. Isabela Roga relembrou que essa não é a primeira vez que uma jararaca entra em sua residência. Uma situação parecida aconteceu em novembro de 2021.

Na época, a serpente entrou dentro de sua casa e se escondeu em um cômodo do imóvel. A situação chegou a ser noticiada pelo Jornal Tempo Novo.

“Apareceu outra jararaca aqui, acreditam? Dessa vez, foi no quintal. E novamente, ligamos para a prefeitura e eles vieram retirar a bonita. Deu tudo certo”, disse.

Biólogo da Serra alerta para riscos da cobra jararaca

O biólogo Cláudio Santiago deu dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência.

“Nunca tente conter uma serpente. Se for a jararaca, chame imediatamente a Polícia Ambiental. Ela é mortal, dependendo do tamanho da pessoa, criança principalmente. Não adianta, nunca seremos mais rápido do que o bote desta cobra; apenas um arranhão do dente dela, a pessoa já terá problema sério, perda de tecido, entre outros problemas. Nem com a cobra morta deve-se tocar nela, porque o veneno ainda está ali presente”, disse.

Ainda de acordo com os fiscais do Meio Ambiente da Serra, no período de chuvas é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Por conta disso, é necessário que os moradores fiquem em alerta e saibam como agir ao se deparar com um animal.  As principais dicas são:

  • Se afaste;
  • Isole a área;
  • Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também