Uma cobra da espécie ‘Oxyrhopus petola’ (falsa coral) acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Planalto Serrano, na Serra, durante esta semana. A serpente venenosa invadiu a residência de uma família do bairro e se escondeu atrás da porta de entrada da casa. Os proprietários do imóvel só foram encontrá-la tempo depois. Felizmente, ninguém ficou ferido.
O caso foi registado na última quarta-feira. De acordo com informações, os moradores teriam ido fechar a porta da casa, quando deram ‘de cara’ com a serpente. Não foi informado se os populares acionaram o resgate ou se retiraram a cobra por conta própria – o que não é recomendado.
Em conversa com o Jornal TEMPO NOVO, o biólogo Cláudio Santiago explicou que a a cobra, apesar de ser venenosa, é considerada semi peçonhenta, ou seja, não traz grandes ricos para os humanos. O especialista explica ainda que não é comum o encontro deste tipo de serpente dentro de residências.
“Não é uma cobra comum de aparecer em residências. Ela seria uma cobra até ‘exigente’ em relação a fragmentos de mata; não é comum em área urbana. É uma falsa coral, sem motivo para alarde, para medo. Ela está um pouco pequena; o dente dela inoculador de veneno fica lá no fim da boca para ela abater largatinhos e filhotes de pássaro, no máximo”, disse o biólogo, que também ressaltou que a serpente é noturna.
Cláudio ainda explicou que a cobra encontrada ainda é jovem, mas não deve crescer muito. “Você percebe que ela tem os anéis brancos e vai passando para vermelho; quando ela fica adulta, os brancos somem e ela basicamente fica escura com esses anéis largos vermelhos; de tamanho ela não cresce muito; ela é bonita e basicamente inofensiva”, destacou.
O biólogo Cláudio Santiago ainda dá dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência. “Nunca tente conter uma serpente. O correto é chamar a Polícia Ambiental”, destaca.
As principais dicas são:
- Se afaste;
- Isole a área;
- Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321
DA REDAÇÃO: encontrou uma serpente ou outro animal na sua casa? Envie fotos para o Jornal Tempo Novo através do e-mail gabriel@portaltemponovo.com.br ou no WhatsApp: 27 99953‑3531