Trezentos e cinquenta animais silvestres foram resgatados na Serra este ano. A informação é da equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município.
Entre os animais mais comuns encontrados estão cobras como jibóia e jararaca, tamanduás, pássaros e saruês (um dos nomes dado ao gambá).
A Semma atende denúncias, faz resgate e recolhe os animais por meio dos telefones 99951-2321/ 0800 2839780 e o e-mail é dfa.semma@serra.es.gov.br.
Depois de resgatados se estiverem em boas condições de saúde, os animais são devolvidos imediatamente ao seu habitat natural. Se estiverem machucados ou doentes são encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), do Ibama, em Barcelona.
Um dos animais resgatados em novembro foi um tamanduá adulto. O animal estava em cima de uma árvore no bairro Civit 2. A ação foi em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Após o resgate, o tamanduá foi solto em uma área afastada da zona urbana.
Outro resgate aconteceu numa creche do bairro Cascata: um pássaro raro, o Urutau, que está ameaçado de extinção estava próximo a residências e foi resgatado. Após avaliação de saúde, a ave foi devolvida à natureza no Mestre Álvaro.