Cobras da espécie jararaca estão causando um verdadeiro alvoroço entre moradores da comunidade de Barcelona, na Serra. Nas últimas semanas, serpentes e seus filhotes estão invadindo as residências de famílias do bairro – que possui uma extensa área verde em seu entrono – e realizando diversas aparições em vias públicas.
O último caso aconteceu na véspera do Natal, dia 24 de dezembro, quando um filhote de jararaca apareceu na Avenida Região Sudeste se direcionando para entrar em uma residência. Os moradores já encontraram o animal morto, nas proximidades de uma calçada. De acordo com Vanessa Gusmão, é a segunda aparição na rua onde mora.
“O pessoal tem que ter muita atenção. Já é a segunda jararaca que aparece aqui na Avenida Região Sudeste. A primeira foi dentro da minha casa, embaixo do freezer [caso foi noticiado pelo Jornal Tempo Novo e chamou atenção dos leitores e de biólogo]. Se alguém encontrar alguma cobra ou animal silvestre por aqui, não tem que machucar, mas chamar a Polícia Ambiental”, alertou a moradora.
Outro caso recente, também em Barcelona, aconteceu no dia 22 de novembro. Uma serpente venenosa, da espécie jararaca, invadiu a residência de uma família do bairro e foi encontrada no canto da sala de estar. Apesar do seu tamanho, o animal ainda é um filhote.
Assim que viu a cobra, a proprietária da residência ligou, muito assustada, para a equipe plantonista da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma). Segundo os fiscais que trabalharam no resgate, havia três pessoas na residência, sendo uma idosa, além de dois cachorros. Ninguém foi atacado pela cobra, que media cerca de 90 centímetros.
A situação ocorreu por volta das 21 horas e, após a avaliação, a espécie foi devolvida ao seu habitat natural, nas proximidades da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, na região de Barcelona.
Também em Barcelona, mas na rua Sobral, Penha Nicolini também tem relatado aparição de serpentes. “Aqui na rua Sobral sempre aparece na minha porta. Esta semana foi uma coral ou falsa coral, não sei. Mas que é uma cobra, isso eu sei. Fizemos ela voltar para o mato”, disse a moradora.
Veneno da jararaca é mortal: veja como acionar órgãos competentes
O biólogo Cláudio Santiago dá dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência. “Nunca tente conter uma serpente. Se for a jararaca, chame imediatamente a Polícia Ambiental. Ela é mortal, dependendo do tamanho da pessoa, criança principalmente. Não adianta, nunca seremos mais rápido do que o bote desta cobra; apenas um arranhão do dente dela, a pessoa já terá problema sério, perda de tecido, entre outros problemas. Nem com a cobra morta deve-se tocar nela, porque o veneno ainda está ali presente”, destaca.
Ainda de acordo com os fiscais do Meio Ambiente, no período de chuvas é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Por conta disso, é necessário que os moradores fiquem em alerta e saibam como agir ao se deparar com um animal. As principais dicas são:
Se afaste;
Isole a área;
Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321.
Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…
O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…
Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…
Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…
Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…