A Prefeitura de Vitória, do prefeito Luciano Rezende (PPS), que gosta de posar como um gestor moderno e democrático, vem se negando a repassar o quanto recebe de ISS gerado no Porto de Praia Mole. Porto cuja movimentação impacta a Serra, mas o dinheiro vai todo para a Capital. O curioso é que a prefeitura se baseia na Lei 5.172 de 1966, promulgada em plena ditadura militar, que trata de sigilo fiscal. E ignora a lei de acesso à informação…
Cabeças podem rolar
Fortes especulações dão conta de que o secretariado do prefeito Audifax Barcelos (Rede) deve enfrentar novas mudanças nas próximas semanas. A intenção seria substituir dois membros que não estariam oferecendo os resultados esperados. O prefeito estaria insatisfeito, segundo pessoas próximas, com os titulares da pasta de Obras, João Carlos Meneses, e Administração, Alexandre Viana.
Vereador no lixo
Os vereadores Stefano Andrade (PHS), Geraldinho PC (PDT) e Adriano Galinhão (PTC) irão representar a Câmara de Vereadores no Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPP’s). O Conselho terá a responsabilidade de implantar a PPP do lixo, prevista para fevereiro. A Prefeitura poderá dar de contrapartida até R$ 50 milhões.
Deixa eu, deixa eu
Falando em vereadores, foi dada a largada para a corrida em direção ao posto de líder do prefeito Audifax na Câmara da Serra. Estão se acotovelando os vereadores Alexandre Xambinho e Rodrigo Caldeira (ambos Rede), Miguel da Policlínica (PTC), Luiz Carlos Moreira (PMDB) e Roberto Catirica (PHS). Segundo a assessoria do prefeito, a Coordenação de Governo está discutindo a questão da liderança na Câmara juntamente com a base aliada.
Gê do caixão
Um fato pitoresco, para dizer o mínimo, aconteceu nesta quinta-feira. O vereador do PSB, Geraldinho Feu Rosa, conhecido por pedir votos durante a campanha eleitoral, em pé em cima de um carro, resolveu inovar. Como forma de protesto contra a exoneração de um diretor da unidade de saúde de Vila Nova de Colares, Geraldinho se deitou dentro de um caixão em frente à referida unidade. É claro que a ação virou chacota no meio político.
Gê do caixão, o retorno
A forma do protesto de Geraldinho parece que irritou um pouco alguns dirigentes do PSB. Primeiro pela exposição “chula” como dito por alguns, e segundo pelo fato do PSB ser um partido da base do prefeito Audifax. Sobre uma possível punição ao vereador “defunto”, o presidente do partido na Serra, o deputado Bruno Lamas, disse que irá apoiar qualquer decisão no campo administrativo que Audifax vir a tomar, inclusive exoneração de aliados de Geraldinho da prefeitura, mas descarta abrir processo no conselho de ética do PSB.
Vagas para OAB
A OAB da Serra vem se irritando com a posição da prefeitura em não abrir cadeiras para instituições em conselhos municipais de maior expressividade. “O prefeito assinou um compromisso público com a OAB, queremos que cumpra. Podemos contribuir de forma técnica. Nos dois maiores problemas estruturais da Serra, saneamento básico/poluição (Meio Ambiente) e ocupação urbana (Concidade), a OAB não tem como colaborar porque não tem participação”, frisou Ítalo Scaramussa.