Doze bairros da região litorânea, de Carapebus até Nova Almeida, receberam o projeto e material sobre o descarte adequado do óleo de cozinha, que contamina o solo e os mananciais. Os materiais para coleta, como bombonas, devem ser entregues na próxima semana. Trata-se do projeto De Olho no Óleo. Os pontos de coleta são nas associações de moradores.
Há também coleta no Parque da Cidade, em Laranjeiras, no prédio da Prefeitura, nas Serra Sede, e na sede da APA da Lagoa Jacuném, em Barcelona.
O projeto, ligado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, começou em junho de 2014, na região da Serra Sede, e até dezembro de 2014, das 580 residências cadastradas foram coletados 2.100 litros de óleo. Neste ano o projeto já foi expandido para a região de Laranjeiras e Civit, em mais 24 bairros.
Atualmente, são atendidos 55 bairros das Regiões Serra Sede, Laranjeiras, Civit e Praia. Para o 1º semestre de 2016 estão incluídos a inclusão de bairros das Regiões de Castelândia, Carapina e Anchieta.
Para participar primeiro faça o cadastro na associação de moradores onde há coleta. Em sua casa, coloque o óleo usado já frio em uma garrafa pet e feche-a para evitar mal cheiro. Quando ela estiver cheia, leve-a ao posto de coleta. Não se esqueça de limpar a panela suja de óleo, antes de lavá-la, com um guardanapo que deve ser descartado no lixo orgânico.
O projeto ainda não trabalha com empresas de coleta. A destinação do óleo é dada pelas próprias comunidades e a maioria delas opta por fabricar sabão. Outras doam o óleo coletado para instituições socioambientais do município.
Todas as informações são da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que é a responsável pela iniciativa.