Gabriel Almeida
Um coletor de lixo teve o dedo perfurado após pegar alguns sacos de lixo que continham várias seringas de insulina descartadas incorretamente, no barro Cidade Continental. O caso aconteceu por volta dos 12h desta quinta-feira (24).
Segundo moradores, após chegar na rua Filipinas, o coletor fazendo seu trabalho de rotina foi surpreendido ao ter sua mão perfurada por seringas. Após ter o dedo perfurado, o coletor ficou bastante preocupado com o risco de ter pego alguma infecção e começou a chamar os moradores próximos para tentar descobrir de quem era o lixo, mas a busca foi em vão.
Um dos moradores da rua, Beto Morais, ficou sensibilizado com o acontecimento, tirou as fotos e enviou para o WhatsApp do Jornal Tempo Novo. “Quando ele chamou no portão da minha casa fiquei sensibilizado com a situação do coletor e tirei algumas fotos para publicá-las como uma forma de conscientização para que esse tipo de lixo não seja jogado de qualquer jeito colocando a vida dos trabalhadores em risco”, destaca Beto.
De acordo com a Prefeitura da Serra a forma correta de descartar esse tipo de resíduo é entregando nas unidades de saúde. No caso de lixo hospitalar, existe uma equipe especializada que faz o serviço. A Prefeitura também disse que o morador pode colocar a seringa dentro de uma lata ou garrafa fechada e descartar junto com o lixo.
No caso de vidros e objetos cortantes, a prefeitura tem 111 locais para receber este material, espalhado em logradouros públicos e escolas, que devem ser descartados separadamente. A Prefeitura também ressalta que os funcionários da empresa terceirizada que fazem o serviço de limpeza têm de usar Equipamento de Proteção Individual (EPI), conforme estabelecido em Lei e em contrato com a prefeitura.