Categories: Notícias

Colina de Laranjeiras sofre com o surgimento de lixões

Colina de Laranjeiras já conta com pelo menos três pontos viciados de descarte de lixo dentro do bairro. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Vitima do seu próprio crescimento, Colina de Laranjeiras já conta com pelo menos três pontos viciados de descarte de lixo dentro do bairro.

É comum encontrar carroças e veículos descartando entulho nas margens da recém-inaugurada avenida Carolina, na avenida Macanaíba e final da avenida Herman Stern. Nem mesmo as placas fixadas na região pela Prefeitura, que alertam e orientam a proibição do descarte, têm sido respeitadas pelos infratores.

Morador do bairro há 4 anos, Rafael Alvarenga aponta a falta de conscientização e a pouca fiscalização da Prefeitura, como os maiores responsáveis pelo problema. “Infelizmente alguns moradores ainda não se deram conta da responsabilidade que temos pelos resíduos que geramos. Essa falta de conscientização, aliada a pouca fiscalização, contribui para o surgimento desses lixões dentro do bairro”.

Para Leonardo Vieira, faltam alternativas e locais definidos para este tipo de descarte. “É preciso a definição de um local com caçambas para descartar os resíduos de forma adequada. Enquanto isso não acontecer, surgirão mais lixões, gerando transtornos aos moradores e custos para a prefeitura”, completou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, a prefeitura tem intensificado as fiscalizações no município, a fim de identificar e punir esse tipo de infração.

Ações como vigilância através de câmeras da Central de Vídeomonitoramento, limpeza e cercamento dos lixões, e criação de Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) em alguns bairros são algumas iniciativas com o intuito de coibir o descarte irregular de resíduos na cidade.

Andreia ressalta a importância do Projeto João de Barro – Ecoentulho,              que oferece o serviço gratuito de coleta de móveis e utensílios nas residências através de agendamento telefônico.

A população pode ajudar denunciando por meio dos telefones (27) 3291-7435 / 99951-2321 / 0800 2839780. Já o telefone do projeto João de Barro é (27) 3341-4153.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

58 minutos atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

1 hora atrás

Estado oferta concurso público com 1.000 vagas para professores e salários de R$ 5 mil

O Governo do Estado anunciou que vai abrir um novo concurso público para professores de todas as áreas. A oferta…

3 horas atrás

Mãe é assassinada e filho é espancado até a morte na Serra

Uma mulher de 34 anos e seu filho de 4 anos foram encontrados mortos em Nova Carapina I, na Serra.…

3 horas atrás

Espírito Santo entra em alerta para risco de crise hídrica por baixa vazão em rios

A onda de calor e a falta de chuva que afetam o Espírito Santo acionaram os sinais de alerta referentes…

4 horas atrás

Com shows de rock, cerveja e gastronomia, Serra Festival chega à 2ª edição

Começa nesta sexta-feira (19) a segunda edição do Serra Festival de Cervejas Artesanais, que será realizado na área ao lado…

21 horas atrás