Por Clarice Poltronieri
Chegou julho e com ele vem aquele tradicional recesso escolar adorado pelas crianças e nem tanto pelos pais, pois a maioria deles continua trabalhando e fica sem saber o que fazer para ocupar a garotada. Mas na Serra há algumas opções que podem ajudar a encontrar a melhor solução para o período.
Para quem precisa trabalhar e não tem com quem deixar o filho durante o dia, a pedida são as colônias de férias que trazem oficinas de arte, brincadeiras, culinária, dança, brinquedoteca, contação de histórias, teatro, musicalização e outros atrativos em período integral ou meio. Em Laranjeiras há duas opções, a Divertics e a Casa Lúdica. Em Colina de Laranjeiras, há o Colina Park. Elas atendem crianças dos 2 aos 12 anos.
Fabíola da Silva Bertoloni, mãe de Daniel e Yana, de 3 e 5 anos, é uma das que vão aderir às colônias. “Até ano passado as crianças ficavam com minha mãe. Mas ela voltou para o interior, então vou colocar os meninos na colônia de férias”, frisa.
Já Daiana Vieira, mãe de Cauã de 11 anos, conseguiu vaga num projeto da Vale que oferece colônia de férias para os participantes. “Há dois anos ele fica na Vale nas férias. Antes eu tinha que pagar alguém para ficar com ele e até mesmo deixá-lo sozinho, pois não achava colônia”, relata.
O Parque da Cidade, em Laranjeiras, também é uma boa alternativa de passeio, com espaço para prática de esportes, piquenique. O local fica aberto das 6h às 21h.
Para quem quer tranquilidade, a opção é o circuito de agroturismo na Serra. Os sítios têm passeios a cavalo e em charretes, piscinas naturais, pedalinhos, pesque-pague, restaurantes caseiros e outras atrações. Destaque para os Sítios Recanto do Mestre Álvaro, em Guaranhuns; Ouro Velho, em Pitanga; Éden, em Santiago e Lagoa do Juara, em Jacaraípe.