Com 100 casos confirmados de dengue em 2019 na Serra, o município vem intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que além desta doença, transmite também o vírus da zika e chikungunya. Em dezembro do último ano, o Ministério da Saúde emitiu um alerta de atenção para diversas cidades, a Serra era uma das incluídas na lista.
Em 2018, a Serra registrou 1.181 casos de dengue, 43 de zika e 105 de chikungunya. Os dados são da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, que informou ainda que nesses primeiros dias de 2019 não houve casos de zika e chikungunya registrados na cidade.
Por conta do alerta do Ministério da Saúde, a prefeitura realizou mais ações em bairros que têm maior número de criadouros do mosquito transmissor. São eles: Feu Rosa, Jardim Bela Vista, Palmeiras, São Diogo 1 e 2, Nova Carapina 1 e 2, Laranjeiras, Valparaíso, Jardim Carapina, André Carloni e Carapina Grande.
Desde o final do ano passado, também foi intensificada pela prefeitura a passagem do fumacê e do UBV pesado em Praia de Carapebus, Balneário de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida. Estas ações fazem parte do cronograma feito pelo município para o verão.
Até 28 de fevereiro serão feitas visitas domiciliares nestes balneários e visitas a imóveis de veraneio nestas praias. Os moradores que quiserem acompanhar o cronograma da passagem do carro fumacê devem acessar o site www.serra.es.gov.br.
Denúncias sobre locais com focos do mosquito podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas pelos telefones: 3228-5394 e 0800-283-9780.