Notícias

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês de março deste ano. Crédito: Divulgação

A Serra foi o município da Grande Vitória com o menor número de homicídios registrados em março deste ano. Com apenas três mortes violentas, a cidade alcançou o menor índice mensal de assassinatos desde o início da série histórica, em 1996.

De acordo com dados preliminares, a Serra registrou oito homicídios em janeiro, sete em fevereiro e três em março, totalizando 18 assassinatos no primeiro trimestre de 2025.

O resultado coloca o município na terceira posição entre os que mais registraram mortes violentas na Grande Vitória, atrás de Vila Velha (27 casos) e Cariacica (21). Vitória aparece em seguida, com 15 homicídios no mesmo período.

O número registrado em março é o menor da história da cidade, superando o recorde anterior de abril de 2019, quando ocorreram cinco homicídios. O mesmo número foi repetido em maio, junho e setembro de 2024.

O delegado Rodrigo Sandi Mori, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, celebrou o resultado inédito, mas destacou que ele é fruto de um esforço conjunto no combate à criminalidade.

“Reduzir homicídios requer uma investigação eficaz, com prisão qualificada não apenas dos executores, mas também dos chefes do tráfico, que muitas vezes atuam como mandantes ou autorizam os crimes. É fundamental que o trabalho da Polícia Civil seja finalizado com a condenação dos homicidas, o que tem ocorrido com êxito na Serra. Em 2024, 88,89% dos júris realizados no município terminaram com condenação”, afirmou o delegado ao Jornal Tempo Novo.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ainda não divulgou oficialmente os dados consolidados por cidade referentes apenas ao mês de março, mas confirmou que o Espírito Santo teve o menor número de homicídios para o mês na série histórica. Foram 58 assassinatos em 31 dias — o melhor resultado desde 1996.

No acumulado do primeiro trimestre, o Estado também apresentou uma redução significativa. Foram 199 mortes violentas dolosas entre janeiro e março de 2025, contra 231 no mesmo período do ano passado — uma queda de 13,9%.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Arpoador Gastrobar comemora dois anos como referência em música e boa gastronomia na Serra

Foto: divulgação Nesta sexta-feira (4), o Arpoador Gastrobar completa dois anos de funcionamento no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.…

10 horas atrás

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

14 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

14 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

16 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

16 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

16 horas atrás