Categories: Saúde

Com 4 casos de coronavírus, ES decreta estado de emergência na saúde pública

Casagrande publicou o decreto nesta segunda-feira (16). Foto: Hélio Filho/Secom

Por conta do avanço do coronavírus nas terras capixabas, o Governo do Estado decretou situação de emergência na saúde pública. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (16), e a partir de agora, poderão ser tomadas medidas sanitárias para conter a proliferação da doença no estado e tratar os pacientes que forem infectados.

Durante este final de semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou outros dois casos da Covid-19, nome dado a doença. No total, já são quatro pessoas infectadas, sendo que uma delas está curada. A situação mais preocupante é que houve uma infecção feita em território capixaba, especificamente na Grande Vitória.

Até então, todos os casos eram importados, ou seja, as pessoas tinham sido contaminadas fora do ES. Além dos quatro casos confirmados, existem outros 122 casos em investigação. Um novo boletim deve ser divulgado pela Sesa no final da tarde desta segunda-feira (16).

A partir de agora, com a publicação do decreto no Diário Oficial, o Estado vai criar uma sala de situação de emergência, para acompanhar o avanço da doença. Segundo o decreto, os trabalhos serão coordenados pela Sesa e também contarão com a participação das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, Justiça, Segurança Pública e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Ainda não existe nenhuma ordem para fechamentos de escolas públicas nas cidades capixabas.

Primeira transmissão local feita no Espírito Santo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-COVID-19), registrou o primeiro caso de transmissão local no Espírito Santo. Dos dois casos de COVID-19 confirmados no último sábado (14), um é decorrente de transmissão local.

Ficam definidos, assim, os municípios de Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, todos da Região Metropolitana de Saúde, mais o município de Linhares, da Região Central de Saúde, como áreas com transmissão local do novo coronavírus.

Este novo momento, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, já era previsto. Ele lembrou que o Estado, diante da criação de uma Sala de Situação, apresentada na última sexta-feira (13), em coletiva junto ao governador Renato Casagrande e demais secretários, vai atualizar as orientações diariamente. O secretário ressaltou que podem ser adotadas medidas mais enérgicas caso surjam novas situações de transmissão comunitária.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

1 hora atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

2 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

2 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

4 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

4 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

12 horas atrás