Quarenta e um óbitos estão sendo investigados no ES para saber se as pessoas morreram de Covid-19. O Espírito Santo tem hoje (29), até as 17h, 13.161 casos confirmados da enfermidade, sendo 569 óbitos. 7.351 foram curados da doença.
A Serra lidera o ranking, está em primeiro lugar tanto em casos confirmados (2.415), quanto de mortes (148). No município, 1.168 pessoas foram curadas do novo coronavírus.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, a punição para quem não cumpre o isolamento domiciliar, seja com diagnóstico suspeito de coronavírus ou confirmado é multa de um mês a um ano.
“Todo cidadão que tiver diagnóstico de sindrome gripal precisa fazer o isolamento e se não o fizer pode sofrer implicações penais. O isolamento não é apenas para pacientes confirmados, mas também para os suspeitos. Uma grande maioria dos pacientes afetado pelo covid não apresentam sintomas significativos, 80 a 90% não apresentam quadros graves, mas transmitem a doença. Enquanto não conseguirmos isolar os casos leves, nós não iremos romper a cadeia de transmissão. O isolamento é obrigatório a toda pessoa suspeita de Covid-19, não somente os confirmados”, disse Nésio.
Sobre a possibilidade de lock down, o secretário disse que tudo dependera dos estudos da matriz de risco de cada cidade.