A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 voltou a subir e deixa a Serra a beira do colapso. A situação mais preocupante ocorre no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Na unidade, o índice ultrapassou os 97%. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que deve decretar lockdown, ou seja, fechamento total de atividades não essenciais na Serra e em outras cidades da Grande Vitória.
O hospital Jayme possui 250 leitos de UTI oferecidos à população. Desse total, 244 estão ocupados. Sendo assim, só podem ser atendidos mais seis pacientes durante esta terça-feira (16). O número total de internações é o maior registrado desde o início da pandemia de coronavírus e atingiu 97,60%.
Mas não é só no Jayme que a situação preocupa. O hospital Dório Silva – que recebeu 20 novos leitos de UTI nesta semana – está com 91% dessas unidades ocupadas. No total, são 24 disponíveis ao público, sendo que 22 já estão ocupados.
Nesses dois hospitais, o Governo do Estado oferece 274 leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. No total, a taxa média de ocupação na cidade chega aos 97%. Ao contrário de dias anteriores, o Estado não descarta que possa haver um colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.
Nas enfermarias do Hospital Jayme e Dório Silva para Covid-19, são 79 leitos. Desses, 60 estão ocupados. No hospital de Laranjeiras, a taxa é 92%. No de Morada, a taxa atinge os 67%.
No próximo mês, a Serra vai ganhar um novo hospital exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19. Trata-se do Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, que começará a funcionar em abril, com 140 leitos destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 120 leitos destinados à enfermaria, e os outros 20 para Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 86,58%. De enfermaria, são 98 leitos, sendo que 52 estão ocupados. Já os de UTI, são 297 leitos, sendo que 290 estão ocupados.
No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 94,17%. De enfermaria, são 136 leitos, sendo que 126 estão ocupados. Já os de UTI, são 70 leitos, sendo que 68 estão ocupados.
Na cidade, já são 43.445 moradores que foram infectados pelo coronavírus, 796 mortos e 42.059 considerados curados da doença. Também existem outros 36.693 pacientes com suspeita. No momento, eles aguardam os resultados dos exames já realizados. A Serra é a segunda cidade com mais óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. Além disso, também é o segundo município com mais contaminados.
Com um significativo crescimento diário nos casos confirmados e óbitos causados pelo coronavírus, além de alta nas internações em hospitais, o Governo do Espírito Santo deve decretar 14 dias de lockdown (fechamento total de atividades não essenciais) a partir desta quarta-feira (17). A medida visa desacelerar o avanço da Covid-19 em terras capixabas e foi proposta durante reuniões realizadas nesta segunda-feira (15) pelo governador, Renato Casagrande (PSB), com diversas entidades.
O chefe do Executivo estadual ainda não confirmou se irá decretar lockdown, mas andou conversando com setores produtivos, órgãos públicos e outros poderes do ES durante esta segunda. O Estado utiliza a justificativa de que a taxa de ocupação dos hospitais está variando entre 89% e 91,5% e que todos os 40 leitos abertos hoje – sendo 18 em hospital da Serra – foram totalmente ocupados em poucas horas.
Uma fonte do TEMPO NOVO que participou da reunião, mas não será identificada, explicou que o lockdown seria semelhante às medidas tomadas por Casagrande no início da pandemia ainda no ano passado. Sendo assim, apenas serviços essenciais seriam autorizados a funcionar: supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolinas, sistema de saúde, entre outras. No entanto, dessa vez, o prazo total para as restrições seriam de 14 dias.
O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…