A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 voltou a subir e deixa a Serra a beira do colapso. A situação mais preocupante ocorre no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Na unidade, o índice ultrapassou os 99,61% – apenas um leito disponível. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde deste domingo (22).
O hospital Jayme possui 258 leitos de UTI oferecidos à população infectada pela Covid-19. Desse total, 247 estão ocupados. Sendo assim, só pode ser atendido um paciente durante esta segunda-feira (22). O número total de internações é o maior registrado desde o início da pandemia de coronavírus.
Mas não é só no Jayme que a situação preocupa. O hospital Dório Silva – que recebeu 20 novos leitos de UTI na semana passada – está com 88,33% dessas unidades ocupadas. No total, são 36 disponíveis ao público, sendo que 30 já estão ocupados.
Nesses dois hospitais, o Governo do Estado oferece 294 leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. Ao contrário de dias anteriores, o Estado não descarta que possa haver um colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.
Nas enfermarias do Hospital Jayme e Dório Silva para Covid-19, são 79 leitos. Desses, 55 estão ocupados. No hospital de Laranjeiras, a taxa é 76,92%. No de Morada, a taxa atinge os 62,50%.
No próximo mês, a Serra vai ganhar um novo hospital exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19. Trata-se do Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, que começará a funcionar em abril, com 140 leitos destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 120 leitos destinados à enfermaria, e os outros 20 para Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 101,97%. De enfermaria, são 90 leitos, sendo que 56 estão ocupados. Já os de UTI, são 305 leitos, sendo que 311 estão ocupados: 101,97%.
No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 94,17%. De enfermaria, são 136 leitos, sendo que 126 estão ocupados. Já os de UTI, são 70 leitos, sendo que 68 estão ocupados.
Na cidade, já são 44.930 moradores que foram infectados pelo coronavírus, 815 mortos e 43.333 considerados curados da doença. Também existem outros 37.615 pacientes com suspeita. No momento, eles aguardam os resultados dos exames já realizados. A Serra é a segunda cidade com mais óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. Além disso, também é o segundo município com mais contaminados.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…