Na Serra, os trabalhos de combate à dengue estão sendo intensificados, seja por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, ou no reforço à assistência aos pacientes sintomáticos. O crescimento dos casos notificados da doença aumentaram em 2023, com relação ao mesmo período de 2022 e 2021.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra em 2021, foram registrados 985 casos notificados de dengue, contra 1.398, em 2022, e, 4.191, em 2023 (01 janeiro até 25 fevereiro).
E a partir de segunda-feira (6), das 7h às 19 horas, a Saúde da Serra vai abrir mais um ponto de hidratação para pacientes com a doença.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, no prédio da extinta Maternidade de Carapina, localizada ao lado do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, por livre demanda.
+ Qualificar ES oferta 10 mil vagas em cursos on-line para mulheres
O serviço seguirá o protocolo de manejo da dengue, que inclui atendimento médico ou do enfermeiro e, havendo necessidade, serão realizados exames clínicos e laboratorial e, se for preciso, o paciente será medicado e hidratado.
Essa força-tarefa, que objetiva a redução do número de casos positivos para a doença no município, começou no Carnaval e, desde então, só se torna mais robusta. Nos dias 20, 21 e 22, a Unidade Regional de Boa Vista virou ponto de hidratação, nesses três dias.
Desde 20 de fevereiro, a Unidade Regional de Feu Rosa oferece esse serviço, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Não há necessidade de agendar.
Agora, na Unidade Regional de Novo Horizonte também foi montado um posto de cuidados voltados aos pacientes com sintomas de dengue, seguindo os mesmos critérios dos demais pontos de assistência aos pacientes sintomáticos. Em Novo Horizonte, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.
Em casos suspeitos de dengue, é preciso ficar atento aos sintomas, entre eles: febre acompanhada por pelo menos mais dois sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, pequenas manchas avermelhadas pelo corpo, dor no corpo, cansaço, dor nas articulações.
Neste final de semana, os agentes de combate à endemia da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) seguirão em campo, desenvolvendo trabalhos de combate ao vetor em regiões onde há grande incidência de casos positivos para a doença.
Durante todo o mês de março, o fumacê vai passar pelos bairros da Serra todos os finais de semana, isso sem contar com o serviço já realizado de segunda a sexta. Também haverá ações bloqueio de transmissão sendo desenvolvidas com oito equipes.
Parcerias entre a Prefeitura da Serra e as comunidades estão sendo alinhadas para trabalhos em conjunto nos finais de semanas seguintes, incluindo descarte de inservíveis.
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…