O mapa de risco divulgado pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (18) mostrou que a Serra continua classificada como cidade de risco moderado para transmissão da Covid-19.
De acordo com os dados foram 132 novos casos conhecidos da doença na Serra. No total a cidade possui 120.319 contaminados desde o início da pandemia.
As informações são do Painel Covid-19 do Governo do Estado e mostram ainda que duas pessoas perderam a vida para a doença no município nas últimas 24 horas. Desde a chegada do coronavírus foram 1.682 mortes.
Além de ser a cidade com maior número de casos confirmados, a Serra é também a que mais registrou até o momento o número de pessoas recuperadas: 116.973 se curaram da enfermidade.
No Espírito Santo já são 1.004.733 casos. O número de mortes desde o início da pandemia chega a 13.995 óbitos e 879.009 recuperados.
A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.
O mapa de risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.