Especial: pandemia de coronavírus

Com circulação da BQ.1 e aumento de casos de Covid-19, Serra reforça testagem

Desde o início da pandemia, a Serra registra 139.343 pessoas que já se contaminaram com o vírus. Crédito: Divulgação

Com o primeiro caso confirmado da subvariante da Ômicron BQ.1 no Espírito Santo, a Prefeitura da Serra está intensificando a testagem de moradores do município.

O caso foi confirmado pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, no último dia 7.  De acordo com dados do Painel Covid-19 do ES, a Serra está há 60 dias sem registrar mortes por coronavírus. Já os casos confirmados estão batendo a casa das 139.343 pessoas que já se contaminaram com o vírus.

A Secretaria de Saúde da Serra está reforçando os locais disponíveis de testagem da Covid-19 e não há necessidade de agendar. No caso de sintomas ou contato com algum paciente com sintomas gripais, é recomendado que procure os serviços e descarte a suspeita e proliferação da doença.

De segunda a sexta, das 8h às 13 horas, as equipes de saúde que atuam no Laboratório Central Municipal, localizado em Jardim Limoeiro, realizam tanto o teste rápido, também conhecido como antígeno, quanto o RT-PCR. Mais informações pelos seguintes telefones: 3338-6745, 3338-6869.

A testagem também é feita em algumas Unidades de Saúde, de acordo com a capacidade técnica e horário de cada equipe.

É necessário apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. No caso do teste rápido, o resultado sai em 10 minutos. Já, no caso do RT-PCR, em 48 horas.

Uso obrigatório de máscara

O uso de máscara continua obrigatório nos equipamentos de saúde da Serra. Em abril deste ano, a Secretaria de Saúde da Serra publicou, no Diário Oficial, o decreto nº 2.689 (11 de abril de 2022), que estabelece a manutenção do item individual de segurança, apesar da flexibilização para seu uso em outros locais, sejam eles abertos ou fechados.

O documento mantém a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar e permanecer nas Unidades Assistenciais de Saúde, como: Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), Laboratório Central Municipal, Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O decreto também inclui sua obrigatoriedade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

45 minutos atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

51 minutos atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

1 hora atrás

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

1 dia atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

1 dia atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

1 dia atrás