Por Ayanne Karolyne
A jovem moradora de Nova Almeida Jehniffer Caroline Lirio,17, está passando por momentos de aflição ao tentar conseguir um remédio através da rede de saúde do Estado. Ela passou por uma cirurgia para correção na coluna no Hospital Infantil de Vitória, onde acabou contraindo uma infecção.
Após 40 dias de internação, ela teve alta, mas precisa fazer uso de uma medicação por mais dois meses. O custo do tratamento chega a R$ 22,5 mil, valor que corresponde aos 90 comprimidos do antibiótico Linezolida 600mg.
Segundo a mão de Jehniffer, Elizangela Lirio Santos, os médicos do hospital disseram que a unidade só tinha uma caixa do remédio e que era imprescindível para a filha fazer uso da medicação. “A infecção agravou lá dentro. Acho que a responsabilidade é do hospital e eles precisam arrumar a medicação. Ela precisa de nove caixas”, detalha.
A família já procurou a Vara da Fazenda Estadual, localizada em Serra Sede, mas o juiz responsável remeteu o processo para a Vara da Infância e Juventude. A intenção é entrar com uma liminar na Justiça para conseguir a medicação.
Segundo a Secretaria de Saúde Estadual, a direção do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória esclareceu que não fornece o medicamento solicitado a pacientes para tratamento ambulatorial, apenas em casos de internação. Como opção, forneceu um medicamento injetável, que a paciente poderia utilizar uma vez ao dia para dar sequência ao tratamento de Osteomelite, mas a família não quer seguir usando a medicação em Jehniffer.
Mas a mãe da jovem garante que não foi isto que os médicos disseram. Eles falaram que a essa injeção não substitui o antibiótico. Além disse causam muitas dores nela. Estamos desesperados”, desabafa.
Apelo
A família fez um vídeo com a jovem, onde ela aparece cantando e agradecendo a todos pelo apoio dado enquanto estava internada. Ela também faz um pedido para que possa continuar com o tratamento. O conteúdo já teve mais de 40 compartilhamentos. “Eu espero que alguém veja esse vídeo e se comova para nos ajudar”, diz a jovem.
Jehniffer está no segundo ano do Ensino Médio, mas não está frequentando as aulas por conta das dores fortes na coluna.