A Ceturb retornou, nesta sexta-feira (29), com a circulação de ônibus do Transcol nos bairros de Nova Almeida, na Serra. Até a noite desta quinta-feira (28), as linhas não estavam entrando nas comunidades por conta da onda de violência que a região sofreu nos últimos dias. O clima atual do balneário, apesar do controle da ordem pública, ainda é de medo.
De acordo com a companhia, as linhas 854 (Praia Grande x Terminal de Jacaraípe) e a 886 (Terminal de Jacaraípe x Direção) estão operando normalmente. Já as linhas 806 (Terminal de Jacaraípe x Nova Almeida) e 873 (Parque Residencial Nova Almeida x Terminal de Jacaraípe) estão entrando nos bairros com escolta policial.
Anteriormente, os ônibus estavam indo somente até o radar de Marbela e retornando ao terminal, isso fazia com que os moradores tivessem que andar por quilômetros até chegar no ponto de ônibus.
Aulas nas escolas da Serra
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), as aulas voltaram ao normal nas escolas municipais de Nova Almeida. Na manhã desta quinta-feira (28), as atividades escolares estavam suspensas por conta do clima de insegurança. No entanto, no turno vespertino, a situação já teria voltado a normalidade.
Entenda o que acontece no bairro
Conforme informado anteriormente pelo Jornal TEMPO NOVO, a região de Nova Almeida foi tomada por um confronto armado entre criminosos e a Polícia Militar, além da participação de alguns populares em protesto, utilizando até queima de pneus e atirando pedra contra agentes da Segurança Pública. Duas pessoas morreram, três foram presas e dois carros foram roubados na última quarta-feira (27).
O ‘clima de guerra’ foi instaurado após a morte de Jeferson da Silva de Oliveira, de 22 anos, em uma ação da polícia, que ocorreu perto do fim da manhã. O jovem foi morto após levar um tiro no peito de um policial durante uma abordagem.