Em contagem regressiva para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa (ALES), Fábio Duarte (Rede) será o quarto deputado estadual da Serra na atual legislatura. O município já tem a representação de Alexandre Xambinho (PODEMOS), Vandinho Leite (PSDB) e Pablo Muribeca (Republicanos) na Casa.
Duarte assumirá a vaga de Allan Ferreira (PODEMOS), atual deputado, que teve seu mandato impactado com a anulação dos votos do PMB, alvo de uma ação por fraude na cota de gênero no processo eleitoral 2022. Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recalculou a distribuição de vagas na Ales.
Fábio Duarte confirmou que a diplomação para o cargo de deputado será feita nos próximos dias.
“O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez a totalização dos votos. Para garantir a posse, é preciso que o órgão publique o Edital; também é necessário cancelar o diploma de eleito do Alan Ferreira (PODEMOS), que passa a ser primeiro suplente. Já o meu diploma de suplente será substituído para eleito. Em seguida, o órgão comunica à Assembleia Legislativa e eu assumo a cadeira”, disse o redista.
Já a assessoria de imprensa do TRE informou que “A comunicação [à Assembleia] acontecerá nos próximos dias. Ainda não temos a data certa”.
Fábio Duarte ficou na suplência de deputado estadual, após obter 13.792 nas eleições 2022, sendo 11.777 desses votos na Serra. Ele diz que foi surpreendido com a notícia.
“Na realidade eu fiquei sabendo desse processo no dia 21 de novembro, quando passei a acompanhar o andamento. Acho que essa decisão só vem trazer mais responsabilidade aos dirigentes partidários para evitar esse tipo de fraude, uma situação que acabou prejudicando como um todo”, completou.