Um dos mais importantes ambientalistas do ES, André Ruschi, está internado em estado grave com infecção generalizada no hospital Jayme Santos desde o último sábado (12). Segundo familiares de André, na tarde desta quinta (17), o quadro permanecia grave, porém estável e apresentava discreta melhora.
André sofreu um ferimento, a princípio sem gravidade, após cair de uma árvore no último dia 07 de março. Porém a ferida inflamou e o quadro evoluiu para septicemia, atingindo rins, pulmão e coração.
André é pesquisador e criador da Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Santa Cruz, que possui uma área florestal de 300 mil m², onde recebe estudantes, cientistas e amantes da natureza. Ele é filho e herdeiro intelectual de Augusto Ruschi, cientista capixaba que se tornou patrono nacional da ecologia e símbolo mundial na luta pela preservação ambiental.
André é autor e redator do capítulo de Meio Ambiente da Constituição Federal de 1988 (Art.225), atuou como consultor na CPI da Poluição em 1996, onde os deputados do ES investigaram a poluição do ar na Grande Vitória. Também atuou no Conselho Estadual de Saúde e foi autor do projeto que criou a reserva marinha de Santa Cruz.
No final de 2015 concedeu uma entrevista ao TN sobre o crime/tragédia ambiental da empresa Samarco que resultou na destruição do rio Doce, atingindo o oceano. Depois, acompanhou a revista Veja, da editora Abril, em uma expedição às cidades afetadas pelo rompimento das barragens de rejeitos.