Ultrapassando a triste marca de 9.900 casos confirmados de coronavírus, a Serra continua liderando o número de casos fatais causados pela Covid-19 no Espírito Santo. Os dados são preocupantes: desde o dia 2 de abril – quando ocorreu a primeira morte pela Covid-19 no Espírito Santo – até a tarde desta quinta-feira (23), o município já contabilizou 400 moradores que não resistiram ao vírus e morreram.
Apesar de a Serra estar demonstrando certa diminuição na quantidade de casos e mortes registradas diariamente, os números não param de crescer. Nas últimas 24 horas, foram três novos óbitos contabilizados e sete casos confirmados. Os dados diários estão bem menores do que aqueles que eram divulgados nos meses anteriores – durante o pico da pandemia – quando o município tinha 200 infectados e mais de 12 óbitos em apenas 24 horas.
Mesmo assim, as autoridades alertam que não é hora de voltar ao normal. De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), mesmo com a flexibilização das medidas tomadas por conta da pandemia, os moradores precisam colaborar para o Espírito Santo não voltar ao estágio mais tenso. Nesta semana, o governador liberou o funcionamento total do comércio nos dias de semana, a abertura de restaurantes aos sábados e estendeu o horário de funcionamento de shoppings.
Vale destacar que o município vem sofrendo uma redução também no índice de isolamento social. Pelas ruas da cidade, o fluxo de pessoas é grande, principalmente nos dias de semana – quando o comércio está aberto. Nos transportes públicos, a situação também é complicada, principalmente nos horários de picos quando os ônibus já estão saindo cheios dos terminais.
A média da Serra no índice é 44,23%. Isso significa que menos da metade da população serrana está respeitando as orientações de isolamento social. Já a taxa de letalidade da Covid-19 na Serra é de 4,04%.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (22), Bairro das Laranjeiras (21), Nova Carapina I (18), Vila Nova de Colares (18) e Morada de Laranjeiras (17). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 43 e 45 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade na cidade é 4,01%.
Colina de Laranjeiras continua sendo o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 417 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 414.
O Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 74.610 confirmações, 2.341 mortes e 54.846 curados.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…