A Serra, maior cidade do Espírito Santo, alcançou um marco histórico na segurança pública: o município registrou apenas três homicídios no mês de março deste ano — o menor número mensal desde 1996, início da série histórica. A redução representa uma queda de 78,57% em relação ao mesmo período do ano passado e reforça a efetividade das ações estratégicas de combate à violência.
O resultado é reflexo de uma atuação conjunta e planejada entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado, com o fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia e integração entre os órgãos. Entre as principais medidas adotadas estão a ampliação do videomonitoramento, o foco em ações preventivas e o trabalho coordenado entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, celebrou o avanço e reiterou o compromisso da gestão com políticas públicas que garantam a proteção da população.
“A segurança pública se constrói com presença do Estado, políticas sociais e, acima de tudo, respeito pela vida. Vamos trabalhar cada vez mais e de forma incansável para espalhar a cultura da paz e a favor da vida. Seguiremos firmes, fortalecendo parcerias, investindo em prevenção e avançando com responsabilidade. A Serra está no caminho certo, e isso é mérito de todos que acreditam e trabalham por ela”, afirmou ao Jornal Tempo Novo.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destacou que o índice histórico é resultado de um esforço coletivo que envolve diversos setores.
“Uma boa notícia para a Serra: o menor índice de homicídios foi registrado neste mês de março. Isso é fruto do trabalho incansável das forças policiais, do Ministério Público e do Poder Judiciário, associado ao empenho das nossas Secretarias Municipais, atuando nos territórios mais vulneráveis. A segurança pública tem sido tratada com muita responsabilidade e reforçamos: a tolerância é zero contra o crime e o criminoso”, afirmou.