Categories: Política

Com Nacib afastado, Wanildo cobra da Câmara sua nomeação: “obrigação é do Caldeira”

Wanildo Sarnaglia é o primeiro suplente da coligação que elegeu Nacib Haddad. Foto: Reprodução Facebook

Yuri Scardini / Gabriel Almeida 

Após passada a tormenta das graves denúncias entre vereadores de oposição liderados pelo presidente da Câmara Rodrigo Caldeira (Rede) e o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), à crise institucional na Serra sai dos holofotes públicos e flui pelos bastidores. A ala de batalha agora é em cima do suplente Wanildo Sarnáglia (Avante), que pode ser decisivo na balança interna do plenário.

Wanildo é suplente do vereador Nacib Haddad (PDT), que foi afastado pela Justiça em uma ação movida pelo Ministério Público que o acusa de formar cartel de empresas para ganhar licitações. Denúncias que Nacib nega. Acontece que na última sexta-feira (03) o Tribunal de Justiça negou o pedido de habeas corpus de Nacib, que deve dificultar seu retorno de curto prazo e faz com que Wanildo ganhe força para assumir a vaga.

Em coletiva no início de abril, Audifax acusou a Câmara de estar mancomunada com o crime organizado com o objetivo de derruba-lo do cargo. Já Caldeira nega as acusações e aponta calúnia do prefeito.

Nas últimas duas semanas a Câmara abriu 4 comissões para investigar o prefeito a partir de denuncias de um ex-assessor da própria Câmara e que no limite podem cassar Audifax. Para isso, os oposicionistas precisariam de 2/3 do plenário, o que equivaleria a 16 parlamentares. Sem Nacib, a oposição cai para 15 vereadores e por conta desde contexto, Walnildo poderia ser um pendulo para enfraquecer o movimento de oposição ou para fortalecê-lo.

A reportagem falou com Wanildo: “Primeiro é a vontade de Deus. Eu não provoquei nada ainda, mas como tem uma vaga lá aberta eu vou provocar, mas tenho que esperar o prazo certo que eu não sei qual, já que estou fora desse negocio. Sou o primeiro suplente, mas se não me chamarem essa semana eu vou entrar com o processo para assumir a vaga”.

Na semana passada, o Tempo Novo já tinha conversado com ele, na ocasião ele cobrou de Caldeira a nomeação: “É um direito meu (ser convocado). Vou esperar a decisão judicial determinar o afastamento dele definitivo (que ocorreu na última sexta-03). Não adianta eu entrar lá e ter que sair alguns dias depois, eu vou esperar. É obrigação do presidente da Câmara (Rodrigo Caldeira) me convocar, os cargos comissionados já foram exonerados, então a obrigação é do Caldeira me convocar, isso se ele tiver interesse né”, disparou Wanildo.

Nos bastidores sabe-se que o grupo de oposição vem fazendo investidas em Wanildo no sentido de integra-lo ao movimento contra Audifax. Segundo um vereador que pediu anonimato: “Só vão convocar ele (Wanildo) se ele rezar a cartilha da oposição, foi assim com Fabão (suplente da vereadora afastada Neidia Maura)”, disse.

A reportagem procurou a Câmara para se posicionar, mas não houve retorno.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Sábado tem bazar com roupas masculinas, femininas e infantis a partir de R$ 2 na Serra

O bazar será realizado das 9h às 14h, na Rua Beethoven, 270, e contará com roupas masculinas, femininas e infantis.…

10 minutos atrás

Réveillon em Manguinhos com seis horas de open bar e shows com Prakatun e 80+

O Réveillon em Manguinhos, na Serra, promete uma celebração especial no Espaço Chico Bento, e uma das atrações é a…

41 minutos atrás

Casa da Rosa abre inscrições para curso de bordado na Serra

As aulas de “Bordado à Mão Livre para Iniciantes” serão realizadas todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, na Casa…

2 horas atrás

Atenção, motoristas! Novos radares já estão multando em rodovia da Serra

Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…

2 horas atrás

Justiça manda soltar jovem que matou padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra

A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…

5 horas atrás

Banda marcial de escola da Serra participa de concurso em São Paulo

A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…

5 horas atrás