Categories: Política

Com Nacib afastado, Wanildo cobra da Câmara sua nomeação: “obrigação é do Caldeira”

Wanildo Sarnaglia é o primeiro suplente da coligação que elegeu Nacib Haddad. Foto: Reprodução Facebook

Yuri Scardini / Gabriel Almeida 

Após passada a tormenta das graves denúncias entre vereadores de oposição liderados pelo presidente da Câmara Rodrigo Caldeira (Rede) e o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), à crise institucional na Serra sai dos holofotes públicos e flui pelos bastidores. A ala de batalha agora é em cima do suplente Wanildo Sarnáglia (Avante), que pode ser decisivo na balança interna do plenário.

Wanildo é suplente do vereador Nacib Haddad (PDT), que foi afastado pela Justiça em uma ação movida pelo Ministério Público que o acusa de formar cartel de empresas para ganhar licitações. Denúncias que Nacib nega. Acontece que na última sexta-feira (03) o Tribunal de Justiça negou o pedido de habeas corpus de Nacib, que deve dificultar seu retorno de curto prazo e faz com que Wanildo ganhe força para assumir a vaga.

Em coletiva no início de abril, Audifax acusou a Câmara de estar mancomunada com o crime organizado com o objetivo de derruba-lo do cargo. Já Caldeira nega as acusações e aponta calúnia do prefeito.

Nas últimas duas semanas a Câmara abriu 4 comissões para investigar o prefeito a partir de denuncias de um ex-assessor da própria Câmara e que no limite podem cassar Audifax. Para isso, os oposicionistas precisariam de 2/3 do plenário, o que equivaleria a 16 parlamentares. Sem Nacib, a oposição cai para 15 vereadores e por conta desde contexto, Walnildo poderia ser um pendulo para enfraquecer o movimento de oposição ou para fortalecê-lo.

A reportagem falou com Wanildo: “Primeiro é a vontade de Deus. Eu não provoquei nada ainda, mas como tem uma vaga lá aberta eu vou provocar, mas tenho que esperar o prazo certo que eu não sei qual, já que estou fora desse negocio. Sou o primeiro suplente, mas se não me chamarem essa semana eu vou entrar com o processo para assumir a vaga”.

Na semana passada, o Tempo Novo já tinha conversado com ele, na ocasião ele cobrou de Caldeira a nomeação: “É um direito meu (ser convocado). Vou esperar a decisão judicial determinar o afastamento dele definitivo (que ocorreu na última sexta-03). Não adianta eu entrar lá e ter que sair alguns dias depois, eu vou esperar. É obrigação do presidente da Câmara (Rodrigo Caldeira) me convocar, os cargos comissionados já foram exonerados, então a obrigação é do Caldeira me convocar, isso se ele tiver interesse né”, disparou Wanildo.

Nos bastidores sabe-se que o grupo de oposição vem fazendo investidas em Wanildo no sentido de integra-lo ao movimento contra Audifax. Segundo um vereador que pediu anonimato: “Só vão convocar ele (Wanildo) se ele rezar a cartilha da oposição, foi assim com Fabão (suplente da vereadora afastada Neidia Maura)”, disse.

A reportagem procurou a Câmara para se posicionar, mas não houve retorno.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Pelo bem das duas cidades, a muralha institucional entre Serra e Vitória precisa ser superada

Não é de hoje que as cidades da Serra e de Vitória não conseguem criar uma conexão institucional capaz de…

16 horas atrás

Maior arraiá da Serra terá show com Silfarley e outras 10 bandas em Vila Nova

O Arraiá da Vila, um dos maiores do Espírito Santo, que acontece há cinco anos no bairro Vila Nova de…

17 horas atrás

Agora é lei! Arraiá de Planalto Serrano é incluso no calendário de eventos oficial da Serra

Agora é lei. O tradicional Arraiá de Planalto Serrano faz parte do calendário oficial de eventos do município da Serra.…

18 horas atrás

Polícia prende chefão do tráfico e 4 bandidos que mataram homem a pauladas na Serra

A Polícia Civil, através da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu cinco bandidos suspeitos…

18 horas atrás

Distribuidora abre novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade na Serra

O GrupoSC, referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As oportunidades…

19 horas atrás

Shopping oferece programação divertida e gratuita nas férias de julho para criançada

A partir da segunda quinzena deste mês, as escolas entram no recesso para descansar e curtir as férias de julho.…

20 horas atrás