Com a implantação do Contorno do Mestre Álvaro, Serra Sede precisará ter um terminal do Transcol. A região de Serra Sede é uma das mais populosas do Espírito Santo. São mais de 20 bairros que, somados, representam uma população estimada de 100 mil pessoas. Se fosse uma cidade, seria a 11ª em população, à frente de Viana. E a região tende a crescer ainda mais com a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, previsto para ocorrer no final deste ano, já que as áreas ao sul da Rodovia fazem parte dos brejos e alagadiços do Mestre Álvaro, enquanto os terrenos ao norte são mais propícios para a atividade industrial. Isso pode inclusive dinamizar o polo Serra Norte, que já vem crescendo nos últimos anos.
Pensando nisso, o presidente da Câmara da Serra, Saulinho da Academia, está mobilizando as comunidades e as forças políticas da Serra em busca de levar até o Governo Estadual e Federal uma das maiores demandas da região: o terminal do Transcol de Serra Sede. De acordo com o vereador, esse empreendimento é fundamental para melhorar a mobilidade urbana na sede do município e preparar a região para um novo ciclo de investimentos e desenvolvimento.
“As mudanças previstas com a implantação do Contorno do Mestre Álvaro e a municipalização do trecho da BR-101 atrairão novos empreendimentos imobiliários e industriais para o centro do município, o que aumentará a necessidade de melhorias na mobilidade urbana. Se pensarmos, mesmo hoje, com a demanda que já existe, um terminal já é necessário, imagine se pensarmos em um prazo de 5 ou 10 anos. Por isso, precisamos interligar Serra Sede com o restante da Serra de uma forma que permita a expansão urbana e da atividade econômica”, detalha o vereador.
Saulinho argumenta também que a cidade da Serra é muito grande e que, muitas vezes, não existe integração entre as regiões do município. Segundo ele, a impressão que se tem é que existem várias regiões dentro da Serra. Isso torna ainda mais urgente a necessidade de um terminal de ônibus coletivo que possa integrar essas regiões e melhorar o transporte público para os moradores. “Veja só, temos um terminal no sul da Serra (Carapina), outro terminal no litoral (Jacaraípe) e na porção centro-sul (Laranjeiras). Precisamos interligar Serra Sede com esse sistema de transporte coletivo, dinamizar a região e trazer melhoria na qualidade de vida dos moradores”, explicou Saulinho.
O terminal proposto pelo vereador teria como tripulação os ônibus do sistema Transcol, que é responsável pelo transporte coletivo na Grande Vitória. O terminal serviria como ponto de partida e chegada para diversas linhas de ônibus, facilitando o acesso dos moradores da cidade da Serra a outras regiões do Espírito Santo. O vereador espera que a proposta seja bem recebida pelos demais Poderes e esferas e se torne uma realidade em breve, para benefício de todos os moradores da cidade da Serra. De acordo com ele, a Câmara vai puxar esse debate nos próximos meses e propor ações envolvendo deputados estaduais, federais, senadores, Prefeitura, Governo do Estado e Federal.