Com mais de 8.140 casos de dengue, a Serra já registrou três mortes pela doença em 2019. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), forças-tarefas e mutirões nos bairros são algumas das ações de combate.
Dados da Sesa divulgados na tarde da última quinta-feira (16) mostram que o aumento dos casos, em comparação ao mesmo período do ano passado, é de 1.848%. Neste ano, já foram 8.145, enquanto no ano passado foram apenas 418. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada, sendo confirmados, respectivamente, 33 e 59 casos na cidade em 2019.
No último sábado (11), a Prefeitura da Serra realizou um grande mutirão na região de Jacaraípe. Os agentes de Combate a Endemias percorreram com bombas costais para combate ao mosquito 61 quarteirões, o que representa proteção para 2.440 imóveis em Bairro das Laranjeiras. Além disso, foram retiradas mais de 200 toneladas de entulho, isso somente neste bairro.
Segundo a Sesa, outros mutirões serão feitos na cidade. Está previsto um para o próximo dia 25, mas ainda sem definição de local.