O petróleo contamina a costa brasileira da região Nordeste ao Espírito Santo, onde foi detectado pela primeira vez na última sexta-feira (08). E está cada vez mais perto da Serra. As manchas mais próximas, foram avistadas na praia de Pontal de Ipiranga, em Linhares. Em linha reta, isso dá cerca de 65 km (conforme medição feita no Google Earth) da foz do rio Reis Magos, ponto mais ao norte do litoral do município.
Vale lembrar que, por conta das correntes marinhas, a contaminação está sendo trazida da direção norte para o sul. Além do litoral de três municípios do norte Capixaba onde já foram encontradas manchas – Conceição da Barra, São Mateus e Linhares, a sujeira deve chegar a outras cidades. Há risco até para o litoral do Rio de Janeiro.
Por conta dessa proximidade a Prefeitura da Serra está se mobilizando e preparando um plano de ação, se antecipando à possível chegada do óleo em suas praias. Para atuar de forma preventiva, foi formado um comitê de gestão de crise, composto pelas secretarias de Meio Ambiente (Semma), Serviços (Sese), Saúde (Sesa), Defesa Social (Sedes), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Obras (Seob), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Agricultura, Agroturismo, Apicultura e Pesca (Seap), Controladoria de Governo (CG) e Comunicação (Secom).
+ Óleo se aproxima da Serra e já foi visto a menos de 70 km do município
O monitoramento ostensivo das praias, rios e lagoas do município já está sendo realizado pela Semma em conjunto com a Defesa Civil. Se for avistado algum material oleoso, ele será recolhido pelas equipes e enviado para análise junto à Marinha, como está previsto no protocolo de limpeza de praias.
Se for constatado que o material é o mesmo que vem contaminando as praias brasileiras, os comitês de gestão de crise estadual e federal serão acionados e as equipes de limpeza da Sese entrarão em ação, realizando o isolamento do local durante os procedimentos e acondicionando o material em recipiente adequado.
A equipe de limpeza já foi devidamente treinada e utilizará equipamentos de segurança para evitar o contato com a substância tóxica. Em treinamento realizado pelo Iema, Ibama e ICMBio na última semana, as equipes foram instruídas a armazenar o óleo encontrado em recipientes de alumínio ou vidro, sempre evitando o plástico.
O material recolhido será encaminhado para uma empresa na Grande Vitória, que dará o devido descarte.
A Prefeitura da Serra também vai disponibilizar à população um número de telefone que funcionará 24 horas por dia para receber denúncias de manchas de óleo no litoral. Os moradores ou turistas que avistarem óleo nas praias podem ligar para (27) 99812-6040. Para comunicar o avistamento de animais com óleo, o público deve ligar para 0800-039-5005.
Entre outras providências, a Semma, responsável pelo comitê, está conversando com empresas especializadas e também acionou a Cesan para tomar as devidas providências em relação ao Rio Reis Magos, que faz captação de água.