O ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16). Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski também foi empossado como vice-presidente da Corte Eleitoral. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022.
A cerimônia contou com a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República, incluindo o atual presidente da Jair Bolsonaro; além de outros predecessores, como Lula, Dilma, Temer, Collor e Sarney. Do Espírito Santo, esteve presente o governador Renato Casagrande; ele foi um dos 22 chefes do Poder Executivo Estadual que compuseram a sessão.
Em uma publicação nas redes sociais, o governador capixaba publicou uma foto ao lado de Morais e exaltou o sistema eleitoral brasileiro.
“Parabéns ao novo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, empossado nesta noite (terça-feira dia 16). A representatividade deste momento é uma evidência de que podemos seguir confiantes no sistema eleitoral brasileiro. Fortalecer as instituições é o caminho certo para sustentar a democracia”, resumiu Casagrande.
Durante o discurso, o recém empossado presidente do TSE citou Casagrande e agradeceu a presença dos governadores:
Moraes cita Casagrande em discurso de posse no TSE e faz uma forte defesa do sistema eleitoral brasileiro, com Lula, Bolsonaro e demais autoridades presentes no evento: pic.twitter.com/Wh7LJMzxWO
— Jornal Tempo Novo – Serra/ES (@portaltemponovo) August 17, 2022
Em um discurso forte, Morais condenou as informações falsas, pauta do qual ele vem combatendo desde que assumiu como ministro do STF.
“Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, de destruição das instituições, de destruição da dignidade e da honra alheias. Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituosos. A liberdade de expressão não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de Direito, inclusive durante o período de propaganda eleitoral, uma vez que a plena liberdade do eleitor em escolher o seu candidato, sua candidata, depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no próprio processo eleitoral”, disse.
Moraes ainda dimensionou a expressividade do sistema eleitoral brasileiro, que é tido como referência mundial. “Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única, a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse.
Veja na íntegra: