Política

Com presenças de Lula e Bolsonaro, Casagrande vai à sessão da posse de Morais no TSE e exalta urnas eletrônicas

Casagrande ao lado do Ministro Alexandre de Moraes, recém empossado como presidente do TSE. Crédito: divulgação.

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16). Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski também foi empossado como vice-presidente da Corte Eleitoral. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022.

A cerimônia contou com a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República, incluindo o atual presidente da Jair Bolsonaro; além de outros predecessores, como Lula, Dilma, Temer, Collor e Sarney. Do Espírito Santo, esteve presente o governador Renato Casagrande; ele foi um dos 22 chefes do Poder Executivo Estadual que compuseram a sessão.

Em uma publicação nas redes sociais, o governador capixaba publicou uma foto ao lado de Morais e exaltou o sistema eleitoral brasileiro.

“Parabéns ao novo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, empossado nesta noite (terça-feira dia 16). A representatividade deste momento é uma evidência de que podemos seguir confiantes no sistema eleitoral brasileiro. Fortalecer as instituições é o caminho certo para sustentar a democracia”, resumiu Casagrande.

Durante o discurso, o recém empossado presidente do TSE citou Casagrande e agradeceu a presença dos governadores:

Em um discurso forte, Morais condenou as informações falsas, pauta do qual ele vem combatendo desde que assumiu como ministro do STF.

“Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, de destruição das instituições, de destruição da dignidade e da honra alheias. Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituosos. A liberdade de expressão não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de Direito, inclusive durante o período de propaganda eleitoral, uma vez que a plena liberdade do eleitor em escolher o seu candidato, sua candidata, depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no próprio processo eleitoral”, disse.

Moraes ainda dimensionou a expressividade do sistema eleitoral brasileiro, que é tido como referência mundial. “Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única, a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse.

Veja na íntegra:

 

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

18 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

19 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

21 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

21 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

22 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás