Opinião do Leitor

Com quase 530 mil habitantes o Plano Diretor da Serra está ultrapassado e cidade precisa avançar

O autor é Ronaldo Freire Andrade, graduado em Direito e Pós Graduado em Direito Público e Gestão Ambiental e é Auditor Fiscal de Atividades Urbanas e Meio Ambiente da Cidade da Serra.  Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra iniciou o ciclo de apresentação para a cidade sobre a revisão do Plano Diretor Municipal Sustentável, do Plano de Mobilidade Urbana e o Plano de Saneamento Básico. Já foram realizadas as apresentações para as regiões da Serra Sede, Carapina, Barcelona e Jacaraípe, além de ser disponibilizado a participação online através do site www.serra.es.gov.br/pagina/planos-municipais e amanhã será a vez da região de Laranjeiras, onde todos terão oportunidade de participar e contribuir.

Atendendo à necessidade de uma cidade que precisa avançar com novos desafios e com quase 530 mil habitantes  (estimativa do IBGE), o plano diretor vigente  está ultrapassado, confuso, complexo, as necessidades são outras e temos uma grande expectativa sobre o novo, a cidade precisa avançar, pois foram criados anseios em um passado recente de uma “Serra, terra de oportunidades”,  mas esse crescimento deve levar em consideração os nossos recursos naturais.

Compatibilizar através do equilíbrio com novas oportunidades de serviços, indústrias, lazer, turismo, cultura, gastronomia, etc., pois essa nova população está em movimento, conectada e deve estar integrada com uma cidade que tem história e a sua importância no desenvolvimento do Estado.

E o plano já vem com uma pegada diferente, a começar pelo nome “Sustentável”, uma palavra da moda, onde seremos mais uma vez percussores em trazer inovação em uma cidade que cresce desordenado em suas regiões.

Os servidores municipais que possuem experiência necessária estão trabalhando para propor novas mudanças, ouvindo a população para adequar essa nova realidade, além do ambiente favorável para apresentação pós pandemia.

A Associação Nacional dos Fiscais de Atividades Urbanas – ANAFISC e Associação de Fiscais Municipais da Serra – ASAFISCO, estão participando do debate e contribuindo para uma cidade mais equilibrada nos aspectos urbanísticos e ambientais.

O autor é Ronaldo Freire Andrade – Graduação em Direito e Pós Graduado em Direito Público e Gestão Ambiental, Especialização em Educação Ambiental. Auditor Fiscal de Atividades Urbanas e Meio Ambiente da Cidade da Serra. Fundador e presidente do núcleo de debate Rede Plena. Fundador da Associação Nacional de Fiscais de Atividades Urbanas – ANAFIC. Fundador da Federação Nacional de Fiscais de Atividades Urbanas – FENAFISC

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás