Política

Com Republicanos e PP na base de Lula, Vandinho ironiza: “só vai ficar a gente [PSDB] na oposição”

Vandinho Leite épresidete estadual do PSDB. Crédito: Lucas S. Costa.

A Reforma ministerial do Governo Lula está dando o que falar, isso porque as novas vagas foram abertas para os partidos que integram o chamado ‘Centrão’. De acordo com avaliações nacionais, a intenção do presidente da República é aumentar a base de apoio no Congresso Nacional, já que são necessários 308 deputados para aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e, atualmente, entre as siglas fiéis, esse número estaria girando em torno de 280 parlamentares.

Recentemente, foram integrados ao Governo o Republicanos e o Partido Progressista (PP), com os anúncios ocorridos na última quarta-feira (06). O deputado André Fufuca, do PP-MA, vai assumir o Ministério do Esporte, e o deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos-PE, será o comandante do Ministério de Portos e Aeroportos. A repercussão dessas articulações já chegou ao Espírito Santo. Isso porque o presidente estadual do PSDB, deputado Vandinho Leite, lamentou a debandada de partidos para o governo petista. Vandinho teme que os tucanos fiquem isolados na oposição a Lula. Em ofício encaminhado para o Diretório Nacional, ele reafirmou que o PSDB capixaba é favorável à permanência no bloco de oposição, mesmo que ele fique reduzido com a mudança de postura do PP e Republicanos.

“O Centrão é muito vulnerável à articulação do Poder Executivo, mas o PSDB é oposição orgânica ao PT desde a redemocratização do país. O PSDB implantou o Plano Real e o Sistema Único de Saúde (SUS) com o PT tentando boicotar. Não é esse tipo de oposição que fazemos, e sim no campo das ideias, independente da autoria de tais ideias. Debatemos o mérito e não o autor da ideia. Nesse sentido, nós aqui do Espírito Santo entendemos que a ida do Republicanos e do PP para a base de Lula enfraqueceu o bloco de oposição, já que são bancadas grandes. Ainda assim, o PSDB nacional, junto com seus diretórios estaduais, está convicto de que devemos ser uma voz de oposição ao PT”, disse Vandinho.

Vandinho afirmou que o projeto econômico do PT para o Brasil, que privilegia o controle estatal sobre o mercado, é uma ideia defasada. Além disso, o deputado criticou as pautas ligadas a costumes, que, na visão dele, confrontam a unidade familiar cristã. “O Brasil precisa de uma ampla agenda reformista, e o PSDB não concorda com a ideologia petista. Contávamos com um bloco de oposição forte, para poder incluir, adaptar e corrigir erros que podem atrapalhar o país. O partido vai continuar com esse objetivo, mas, evidentemente, com o PP e o Republicanos indexados ao Governo, vamos ter mais dificuldades”, disse Vandinho, que ironizou: “Daqui a pouco só vai ficar o PSDB na oposição”.

O presidente estadual do PSDB, Vandinho Leite, ainda afirmou que, localmente, já existe a vedação de qualquer tipo de aliança política com o PT no Espírito Santo. Ele estima que essa prerrogativa seja ampliada pelo Diretório Nacional a todos os diretórios estaduais do país, visando as eleições municipais de 2024. “Temos veto ao PT no Espírito Santo. Os filiados e futuros filiados do PSDB que participarem da eleição de 2024 já sabem que essa é uma condição determinada pela Estadual. O perfil dos nossos candidatos vai na contramão do petismo, seja na questão da corrupção ou na questão econômica de intervencionismo, altas taxações e aparelhamento do Governo. Mas, sobretudo, nas pautas de costumes, que agridem frontalmente as prerrogativas morais pelas quais o PSDB entende que a sociedade deve caminhar”, finalizou Vandinho.

Na Serra, Vandinho Leite também criticou a ausência de projetos de infraestrutura no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ele destaca que o Censo de 2022 revelou que a Serra foi a 12ª cidade do país que mais cresceu em número de habitantes, e por isso, necessita de maior atenção do Governo Federal. “Vemos o Governo relançando o PAC e, mesmo que nosso partido, o PSDB, tenha ressalvas sobre esse programa, em especial por ser usado como vetor de corrupção pelo PT, questiono: ‘Onde estão os investimentos para a cidade mais populosa do Espírito Santo?’ O Governo anuncia um programa trilionário de investimentos públicos, mas não vemos indicação de que esses recursos beneficiarão os moradores da Serra na forma de investimentos que melhorem a qualidade de vida”, declarou Vandinho.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Carro capota e pega fogo após motorista avançar sinal em cruzamento na Serra

Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…

15 horas atrás

Rede estadual: estudantes devem entregar documentos para comprovação de matrícula até sexta (17)

Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…

15 horas atrás

Estado abre concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.661

O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…

16 horas atrás

Governo Federal recua e desiste de fiscalizar PIX

O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…

16 horas atrás

Polícia desarticula esquema de adulteração de veículos na Serra

Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…

16 horas atrás

Quantas doenças podem estar por trás de uma simples coceira em um gato?

Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…

16 horas atrás