Ana Paula Bonelli
Neste momento um grupo de funcionários da empresa Serge Serviços, que fazem a limpeza das escolas municipais, realiza um protesto na BR 101, na Serra Sede. Por conta disso a pista está bloqueada no sentido Serra Sede.
O motivo da manifestação é o atraso do pagamento do salário de outubro e do tíquete alimentação. A informação é do próprio gerente da Serge, João Pereira. Ele diz que o atraso está acontecendo porque a prefeitura da Serra não fez o repasse dos recursos à terceirizada, que também é responsável pelos funcionários que preparam e servem a merenda nas escolas.
João disse ainda que há risco dos funcionários entrar em greve caso o repasse não seja feito logo, o que pode gerar problemas para o funcionamento das escolas municipais nesta reta final de ano letivo.
“Pagamos parte do salário. Conseguimos honrar o pagamento do pessoal da merenda. Já o da limpeza não conseguimos fazer. Além do valor de setembro que não repassado pela Prefeitura, tem ainda o o aumento previsto em convenção coletiva. Nós já repassamos este aumento para os funcionários e daí o contrato ficou com desequilíbrio, pois nossa fatura está deficitária, recebendo menos do que se paga. São dez meses de descapitalização e agora não temos mais como segurar”, justifica.
Por meio de sua assessoria a Prefeitura da Serra mantém com a empresa bom relacionamento, cumprindo fielmente com todas as obrigações contratuais. As repactuações são processadas ano a ano. Conforme legislação vigente a administração está buscando junto à empresa uma forma de resolver a questão tendo por base o princípio de fato dos direitos e deveres legalmente acordados.