Na cidade da Serra, 9.291 pessoas ativas retiram medicamento de alto custo na Farmácia Cidadã Estadual. Para atender esse grande volume de pessoas com mais qualidade, foram feitas algumas intervenções no serviço e os usuários já perceberam as mudanças, que começaram em março.
Em março foi instalado na farmácia um painel eletrônico de senha, que dispara um aviso sonoro quando um dos guichês está vazio e indica a próxima senha a ser atendida. Esse mecanismo orienta melhor o usuário dentro da farmácia, evitando que ele perca a vez por não ter ouvido o atendente chamar o seu número de senha.
Outra mudança, feita em abril, foi a reorganização do agendamento diário dos pacientes para retirada de medicamento.
Antes dessa medida o tempo de espera por atendimento às vezes passava de três horas, e a farmácia permanecia atendendo os pacientes até três horas depois do horário de fechamento, um transtorno tanto para usuários quanto para funcionários.
Outras duas intervenções ajudaram a melhorar o atendimento. Uma parceria com a prefeitura do município, que administra o prédio onde a Farmácia Estadual está localizada, e permitiu ampliar o número de assentos de 40 para 70, aumentando também o conforto de quem aguarda atendimento.
Para os pais que não têm com quem deixar os filhos enquanto realizam os afazeres fora de casa, a farmácia agora possui um cantinho para os pequenos. “As crianças ficam pintando, montando um brinquedo. Muitos pais não têm com quem deixar o filho e precisam trazê-lo. No cantinho, as crianças se distraem enquanto aguardam os pais. Nossos usuários têm visto com muito bons olhos essa iniciativa”, comentou a coordenadora da unidade, Grazielle Massariol Mori.
A Farmácia Cidadã Estadual na Serra fica na ProCidadão, em Portal de Jacaraípe.