Registrando um agravamento na pandemia causada pelo coronavírus, com pouquíssimos leitos disponíveis em hospitais estaduais situados dentro da cidade e registrando cerca de três mortes por Covid-19 a cada dia, a Serra deve atingir a triste marca de mil moradores que vieram a óbito pela doença em abril deste ano. A estatística foi apontada por um levantamento feito pelo jornal TEMPO NOVO.
Todos os dados foram coletados no Painel Covid-19 – espaço virtual onde a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulga informações referentes à doença. Por dia, o município tem perdido, em média, três pessoas – todas elas acabam falecendo por complicações causadas pela Covid-19. Até o momento, a cidade já possui 815 óbitos e 44.930 casos confirmados.
A reportagem apurou que, até o dia 20 de abril, o Município deve chegar ao número de mil vítimas fatais, caso siga registrando três perdas diárias, mas isso pode acontecer antes, se a situação piorar. Neste fim de semana, por exemplo, foram cinco mortes no sábado (20) e cinco no domingo (21).
No Espírito Santo – que vive uma terceira onda da doença – nenhuma cidade atingiu esta triste marca, mas isso deve ocorrer primeiro em Vila Velha, que lidera o ranking de óbitos no estado, sendo seguida pela Serra, em segundo lugar.
A Serra é a segunda cidade com mais óbitos e maior número de pessoas contaminadas no ES, ficando atrás de Vila Velha. Conforme já informado pelo TEMPO NOVO, os dados parecem não preocupar alguns serranos, que mesmo na pandemia e com quarentena decretada pelo Governo do Estado, estão causando aglomerações em bares, praias e outros espaços públicos.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (38), Feu Rosa (34), Barcelona (29), Cidade Continental (28), Vila Nova de Colares (28), Nova Carapina I (26), José de Anchieta I (23), Planalto Serrano (23) e Parque Residencial Laranjeiras (22).
Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 2.062 confirmações. Em segundo lugar vem Morada de Laranjeiras, com 1.734. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 359.405 confirmações, 56.928 mortes e 335.199 curados.