Figura conhecida do movimento popular, Marilene Gomes Almeida, a Mara, atualmente é vice-presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e recentemente foi alçada à condição de candidata ao cargo de presidente, cuja escolha está marcada para o próximo dia 25. À reportagem do Tempo Novo, ela comentou sobre sua experiência.
“Sempre gostei do movimento popular. Da agitação, das buscas das associações de moradores; dos líderes comunitários que levam a coisa a sério, porque a gente sabe que muitos não levam. Muitos procuram o movimento popular em busca de um cargo ou de benefícios pessoais. Mas eu gosto muito do movimento; muita coisa mudou. A população tem mais consciência dos seus direitos; do que elas podem fazer”, começou Mara.
E sobre a disputa, ela pontua o que pretende para a Fams.
“Na verdade, estamos disputando a presidência da Fams, e da federação espero mudança. Muita mudança. Participei dos últimos mandatos da federação e não foi muito legal. Não houve muitos avanços nas comunidades. Precisamos fazer a integração com as comunidades; isso não é fácil. A gente entende as dificuldades que os líderes comunitários têm. São desafios muito grandes. Precisamos oferecer mais recursos e estrutura para as comunidades”, adiantou.
Pedagoga, Mara chegou à Serra há mais de 30 anos, vinda de Aracruz. Ela trabalhou por 28 anos na Prefeitura da Serra, como diretora de escola. Começou a atuar no movimento popular em Barcelona, e hoje é vice-presidente do bairro. Ela pontua que precisou abrir mão de momentos com a família para seguir nas lutas comunitárias.
“Como mulher, quero que sejamos mais empoderadas; participando mais das decisões. A gente percebe que isso é muito difícil; muitas vezes o companheiro não entende. Atualmente, a questão política muito envolvida nas comunidades; isso não é uma coisa muito boa. Além disso, a mulher não tem muita oportunidade. Ela precisa ser muito corajosa para sobreviver nesse meio. O homem é um pouco mais corajoso; mas eu tenho um grupo de amigos, a gente caminha junto, e isso me fortalece. O grupo que você está inserido fortalece sua caminhada”, finalizou.
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…
Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…