Conteúdo de Marca

Com trajetória no movimento popular, Mara Gomes, quer ser presidente da Fams

Mara Almeida é vice-presidente da Fams. Foto: Divulgação

Figura conhecida do movimento popular, Marilene Gomes Almeida, a Mara, atualmente é vice-presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e recentemente foi alçada à condição de candidata ao cargo de presidente, cuja escolha está marcada para o próximo dia 25. À reportagem do Tempo Novo, ela comentou sobre sua experiência.

“Sempre gostei do movimento popular. Da agitação, das buscas das associações de moradores; dos líderes comunitários que levam a coisa a sério, porque a gente sabe que muitos não levam. Muitos procuram o movimento popular em busca de um cargo ou de benefícios pessoais. Mas eu gosto muito do movimento; muita coisa mudou. A população tem mais consciência dos seus direitos; do que elas podem fazer”, começou Mara.

E sobre a disputa, ela pontua o que pretende para a Fams.

“Na verdade, estamos disputando a presidência da Fams, e da federação espero mudança. Muita mudança. Participei dos últimos mandatos da federação e não foi muito legal. Não houve muitos avanços nas comunidades. Precisamos fazer a integração com as comunidades; isso não é fácil. A gente entende as dificuldades que os líderes comunitários têm. São desafios muito grandes. Precisamos oferecer mais recursos e estrutura para as comunidades”, adiantou.

Pedagoga, Mara chegou à Serra há mais de 30 anos, vinda de Aracruz. Ela trabalhou por 28 anos na Prefeitura da Serra, como diretora de escola. Começou a atuar no movimento popular em Barcelona, e hoje é vice-presidente do bairro. Ela pontua que precisou abrir mão de momentos com a família para seguir nas lutas comunitárias.

“Como mulher, quero que sejamos mais empoderadas; participando mais das decisões. A gente percebe que isso é muito difícil; muitas vezes o companheiro não entende. Atualmente, a questão política muito envolvida nas comunidades; isso não é uma coisa muito boa. Além disso, a mulher não tem muita oportunidade. Ela precisa ser muito corajosa para sobreviver nesse meio. O homem é um pouco mais corajoso; mas eu tenho um grupo de amigos, a gente caminha junto, e isso me fortalece. O grupo que você está inserido fortalece sua caminhada”, finalizou.

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

7 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

11 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

12 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

15 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

15 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

15 horas atrás