Por Thiago Albuquerque
Um terço do ano se passou e com ele 128 pessoas foram assassinadas na Serra. Nos quatro primeiros anos cidade mais populosa e violenta do Espírito Santo teve uma média de 1,06 mortes por dia. Os números representam um aumento de 25% em relação ao período de janeiro a abril de 2016, quando foram registrados 102 homicídios na cidade. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – Sesp.
Os números confirmam a curva de crescimento de homicídios em quase todas as cidades capixabas, notadamente durante e após a semana de caos na segurança gerada pela greve da PM em fevereiro.
Só em abril 28 pessoas foram mortas na cidade. Porém o mês do ano com mais assassinatos foi fevereiro, onde 51 pessoas perderam a vida. Em março foram 30 e janeiro 19.
A participação da Serra no número de homicídios no Estado e na Grande Vitória segue alta. Enquanto a cidade teve 128 assassinatos nos quatro primeiros meses, o segundo lugar, Cariacica teve 75 casos, seguido de Vila Velha, com 70 registros. Vitória com 34; Guarapari com 17; Viana com oito e Fundão com cinco registros fecham a conta dos 337 homicídios de janeiro a abril na região metropolitana.
Com esses números, a cidade da Serra contabilizou 37% dos homicídios da Grande Vitória. Quando comparados com o estado do ES, onde 587 pessoas perderam a vida no período, a Serra representou 21% das mortes.