Após o ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, confirmar sua filiação ao Partido Progressista (PP), marcada para o próximo dia dois de dezembro, o presidente estadual da legenda, deputado federal Da Vitória, ratificou a agenda e ainda frisou que Barcelos é o pré-candidato à Prefeitura da Serra.
“Pré-candidato”, confirmou Da Vitória à reportagem, quando perguntado se Audifax viria para o PP com status de candidato a prefeito. A filiação será no dia 02 de dezembro de 2023, às 09h, no auditório do hotel e churrascaria Serra Grande, em Laranjeiras.
Audifax vem percorrendo a Serra, ouvindo moradores, movimento de pré-candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024. No próximo ano, estão na corrida os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nos municípios brasileiros. O primeiro turno está agendado para o dia seis de outubro do próximo ano.
Trajetória:
Economista, Audifax Barcelos ocupou cargos de secretário em municípios e no Governo do Estado. Foi eleito prefeito pelo PDT, em 2004. O segundo mandato de chefe do Executivo foi pelo PSB, em 2012, sendo o único prefeito eleito pela agremiação na Grande Vitória. Ele foi reeleito em 2016. Com a fundação da Rede, passou a comandar a legenda no Espírito Santo, e esteve filiado a este partido até 2022. Após deixar a Rede, o ex-prefeito se aproximou do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas as conversas esfriaram e ele passou a dialogar com o PP.
Audifax foi prefeito da Serra por três mandatos, o primeiro deles entre 2005 e 2008. Depois foram dois mandatos consecutivos entre 1 de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2020. Foi deputado federal, eleito em 2020, pelo PSB. Ele também disputou as eleições para o Governo do Estado, em 2022, pela Rede, quando recebeu 135.512 votos e ficou em quarto lugar.