Nesta segunda-feira (04), o Ministério da Saúde lançou oficialmente a multivacinação na Serra. As ações seguem até o dia 16 de setembro, e a expectativa é imunizar mais de 95% do público de 0 a 15 anos. No entanto, enquanto houver doses disponíveis, qualquer um pode ser vacinado.
Segundo informou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, o Governo Federal quer retomar os altos níveis de cobertura vacinal e manter o país livre de doenças que já haviam sido eliminadas, como a poliomielite, além de reconstruir a confiança da população brasileira na segurança dos imunizantes. Entre as principais vacinas estão aquelas contra as hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19.
Na Serra, a multivacinação ocorrerá nos dias de semana (segunda a sexta-feira) em todas as unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade. Já aos finais de semana, haverão pontos de concentração no 2º andar do shopping MontSerrat, em Laranjeiras, além de algumas unidades regionais de saúde, que serão definidas pela Prefeitura dias antes.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte, o movimento pela vacinação está retomando um item importante, que é a cobertura vacinal em que o Espírito Santo e o Brasil eram referência para o mundo. Segundo ele, no último sábado (02), ocorreu o Dia-D da vacinação no Espírito Santo, em que 40 mil pessoas foram imunizadas. Destas, a Serra foi a cidade que mais vacinou, com um total de 3.736 doses aplicadas.
Segundo Miguel Duarte, embora o número seja pequeno se comparado com o total da população, a Secretaria de Saúde avalia como positivo, já que houve um resultado positivo em algumas vacinas. “Nós temos feito a campanha em cima de um Dia-D, em que focamos a faixa etária de 0 a 15 anos, mas enquanto houver vacinas disponíveis, pedimos que a população procure um posto de saúde. A nossa intenção é retornar à cobertura vacinal de população acima de 95%, pois é isso que garante a eficiência da vacinação”, disse Miguel Duarte.
Na prática, a campanha nacional no Espírito Santo segue até o dia 16, mas a vacinação deve seguir enquanto houver doses disponíveis. Na Serra, a secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra Mota, comemorou a liderança da cidade no ranking de vacinação, mas reforçou que é preciso aumentar a adesão. “Estamos em primeiro lugar; a Serra nunca parou de vacinar, pois vacinamos de segunda a segunda. Esse pacto de vacinação é para atualizar a caderneta de vacinação de 0 a 15 anos; pedimos que a população venha, tragam suas crianças. Vacinas salvam vidas; passamos por um momento de negacionismo, então as pessoas deixaram de vacinar, precisamos retomar os altos índices de vacinação.”