A interminável novela da falta de calçada no Hospital Estadual Dório Silva, em Laranjeiras, parece estar chegando aos últimos capítulos. Isso porque a tão esperada obra teve início na última semana e a previsão é que fique pronta em menos de três meses. A expectativa é a de que melhore a mobilidade e segurança dos pacientes do Dório Silva, além de idosos, cadeirantes, ciclistas e outras pessoas que trabalham ou moram no entorno.
Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a calçada terá 223 m2 quadrados de calçada. A tela no entorno do terreno do hospital será trocada por gradil, numa extensão de 310m. O valor total das obras será de aproximadamente R$ 215 mil. A empresa que ganhou a licitação e será responsável pela obra é a Matix Construtora.
Ariane Couto, de Morada de Laranjeiras, espera que a obra seja concluída no prazo. “Sempre utilizo essa local para ir à Laranjeiras e a situação atual é horrível. Quando chove então sempre tenho que passar no meio da rua, onde tem risco de algum carro me atropelar. Mas fico um pouco mais aliviada por saber que a obra já começou e espero que seja feita no prazo”.
Enquanto a obra não fica pronta, pedestres e ciclistas sofrem diariamente para circular pelo trecho que é de terra batida e cheio de obstáculos. É o caso do morador de Morada de Laranjeiras, Emilson Julião. “Passo nesta calçada há vários anos e sempre é a mesma coisa. Buracos, postes no meio da calçada, falta de calçamento, raízes de árvores e outros problemas”, reclama.
Elizabeth Oliveira que precisa de uma muleta para se locomover, diz que não existe acesso para pessoas com deficiências físicas. “Nunca vi uma entrada de hospital deste jeito. Neste trecho de terra, tem raízes de árvore, para cadeirante é impossível passar ali, eu que uso muleta sofro, fico pensando um deficiente visual”, reclama.
Promessas
O Tempo Novo vem acompanhando as promessas de construção da calçada há anos. O Governo do Estado tinha prometido construir a calçada no início de 2016, não cumpriu o prazo e fez uma nova promessa. Desta vez, a obra era para ser executada no segundo semestre de 2016, mas 2017 chegou e nada havia sido feito.
Em janeiro de 2017, a reportagem entrou novamente em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) que disse que a obra já tinha iniciado e que a previsão era que fosse finalizada ainda em janeiro.
Mas não foi o que aconteceu. A reportagem esteve no local e constatou que não tinha nenhum sinal de obra. A única mudança realizada foi a retirada dos trailers que vendiam lanches no local onde deveria ter um ponto de ônibus. Os vendedores ambulantes foram retirados e foi instalado um abrigo do Transcol no local.
Já em setembro de 2018, a Sesa tinha dito que a obra chegou a ser iniciada, porém foi logo interrompida, sob alegação de que foi identificada uma inconformidade no projeto. Também disse que as alterações no projeto já tinham sido realizadas e que o Estado estava aguardando a aprovação da Prefeitura de Serra para retomada da obra. Mas na ocasião, a Prefeitura da Serra tinha informado que não constava em andamento nenhum processo de aprovação para calçada cidadã.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…