Por Ayanne Karoline
Há uma semana no Natal o comércio já vive a expectativa do aumenta nas vendas. Mesmo com a crise, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Serra espera aumento de 5% nas vendas de varejo, em relação a 2014. Para alcançar a meta, promoções e condições especiais já invadem lojas e supermercados da cidade.
Apesar de estudos da CDL apontarem que neste natal o consumidor serrano usará o 13º salário para pagar dívidas, data é forte para compras e a demanda reprimida durante o ano sugere certeza de consumo. “O comércio de rua deve ter mais força, pois concede mais atrativos, opções e preços melhores”, destaca o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin.
É o caso da Prenda Multishop, loja de calçados localizada na Serra-sede. Para fidelizar os clientes e chamar atenção no natal, criaram um sistema de pontuação que gera descontos de até 20%. Além disso, ainda dão descontos de até 50% em alguns produtos. “Nossa meta é vender cerca de 3 mil pares de calçados, mantendo a média de 2014, para recuperar o prejuízo da crise”, disse o administrador da loja, Edson Vander de Souza.
Em Porto Canoa o movimento já está aumentando. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Fernando Sérgio, afirmou que já há promoções pontuais em algumas lojas e, aos poucos, o comércio está sendo mais frequentado. Em Feu Rosa isso ainda não aconteceu. De acordo com o presidente da Associação de Moradores local, Wagner Gunha, o comércio está parado, mesmo com promoções. “Esperamos que com a segunda parcela do 13º as vendas aumentem”, disse.
Já a expectativa da Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS) é que o aumento de vendas no fim de ano compense os índices negativos de outubro, onde as vendas caíram em 1% em relação a 2014. Há previsão de que o setor feche 2015 com um pequeno ganho.
O superintendente da ACAPS, Hélio Schneider, disse que o setor prepara promoções, sorteios de presentes e horários especiais de funcionamento. “Os campeões de venda nesta época do ano são os produtos natalinos, como panetones e perus, além daqueles destinados às ceias das famílias”, explica.